• Carregando...
Uma mulher segurando uma bandeira ucraniana ao lado de veículos militares blindados russos que foram capturados em combates pelo exército ucraniano, exibidos na rua Khreshchatyk no Dia da Independência, no centro de Kiev, Ucrânia, 24 de agosto de 2022.
Uma mulher segurando uma bandeira ucraniana ao lado de veículos militares blindados russos que foram capturados em combates pelo exército ucraniano, exibidos na rua Khreshchatyk no Dia da Independência, no centro de Kiev, Ucrânia, 24 de agosto de 2022.| Foto: EFE/EPA/ROMAN PILIPEY

Em 24 de agosto de 1991, a Ucrânia se declarou independente de Moscou, em meio ao fim da União Soviética. O dia da independência foi, durante 30 anos, o feriado mais importante do país. Nesta quarta-feira (24), no entanto, os ucranianos não podem comemorar como gostariam. A data também marca, desta vez, seis meses em guerra devido à invasão do país vizinho, exatamente de quem a Ucrânia se declarava independente há 31 anos.

Qual o território ucraniano ocupado pela Rússia?

Hoje a Rússia ocupa 20% da Ucrânia. O porto estratégico de Mariupol, no Mar de Azov, que se tornou símbolo da resistência ucraniana, caiu em maio após um cerco de quase três meses e deixou a cidade em cinzas.

Os russos também assumiram o controle de toda a região de Luhansk, uma das duas províncias que compõem o Donbas, e também tomaram pouco mais da metade da outra província, Donetsk.

Separatistas apoiados por Moscou lutavam contra as tropas do governo ucraniano nessa região desde 2014, após a anexação da península da Crimeia pela Rússia.

A região de Kherson, ao norte da Crimeia, e parte da região vizinha de Zaporizhzhia também foram tomadas no início do conflito. Os russos, então, instalaram administrações pró-Moscou nessa área, introduziram a moeda russa, distribuíram passaportes do país e lançaram preparativos para a anexação do território.

Os russos também dominaram a usina de Zaporizhzhia, a maior da Europa, que ainda funciona com operadores ucranianos. A tomada da usina alerta o mundo para riscos de desastres nucleares.

Quantos combatentes morreram?

O chefe militar da Ucrânia, o general Valerii Zaluzhnyi, disse na segunda-feira (23) que quase 9 mil soldados ucranianos foram mortos nos conflitos.

O Ministério da Defesa russo não divulga com a mesma transparência essas informações e anunciou o número de mortes pela última vez em 25 de março, um mês após o início da guerra. Na época, a Rússia declarou que 1.351 soldados foram mortos e 3.825 ficaram feridos.

De acordo com as estimativas ucranianas, os russos perderam de 15 a 20 mil combatentes, mais do que a União Soviética perdeu durante a guerra de 10 anos no Afeganistão.

Já o Pentágono disse, na semana passada, que entre 70 e 80 mil soldados russos foram mortos ou feridos durante os seis meses de conflito.

Quantos civis foram mortos? Quantos refugiados?

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos registrou mais de 5.500 mortes de civis na guerra na Ucrânia, mas destacou que os números reais podem ser significativamente maiores.

A invasão criou a maior crise de refugiados do pós-guerra na Europa. A agência de refugiados da ONU diz que um terço dos ucranianos fugiram de suas casas, com mais de 6,6 milhões de deslocados dentro do país e outros mais de 6,6 milhões saíram da Ucrânia.

Como está a economia ucraniana?

A queda estimada do PIB da Ucrânia neste ano é de 35 a 45%. A Ucrânia calculou, em julho, um déficit fiscal de 5 bilhões de dólares (cerca de 25,5 bilhões de reais) por mês. O déficit fiscal estaria, hoje, em torno de 25% do PIB, um percentual muito superior aos 3,5% do período anterior à guerra.

Quais foram as principais conquistas ucranianas?

Armas ocidentais aumentaram a capacidade militar da Ucrânia, permitindo ao país atingir depósitos de munições russos, pontes e outras instalações importantes.

Em uma grande vitória simbólica em abril, o carro-chefe da Frota do Mar Negro da Rússia, o cruzador de mísseis Moskva, explodiu e afundou enquanto patrulhava após ter sido atingido por um míssil ucraniano.

Outra grande vitória para a Ucrânia aconteceu com o recuo russo da Ilha da Cobra, localizada em rotas marítimas perto de Odesa, após implacáveis ​​ataques ucranianos. A retirada reduziu a ameaça de um ataque russo marítimo a Odesa, ajudando a abrir caminho para um acordo para retomar as exportações de grãos ucranianos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]