i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Artigo

Como está agora o modelo da Suécia de combate ao coronavírus?

  • PorJohn McCormack
  • National Review
  • 23/05/2020 16:26
Funcionário limpa e desinfeta uma ambulância que deixou um paciente na Unidade de Tratamento Intensivo de hospital na região de Estocolmo, 13 de maio. A Suécia adotou um modelo mais brando de combate ao coronavírus
Funcionário limpa e desinfeta uma ambulância que deixou um paciente na Unidade de Tratamento Intensivo de hospital na região de Estocolmo, 13 de maio. A Suécia adotou um modelo mais brando de combate ao coronavírus| Foto: Jonathan NACKSTRAND / AFP

Quando o governo da Suécia adotou uma abordagem mais branda do que outros países ocidentais para combater o coronavírus - o país proibiu eventos com mais de 50 pessoas e fechou escolas secundárias e universidades, mas impôs poucas outras restrições -, estava operando com a teoria de que bloqueios mais rígidos não serviriam muito para salvar vidas a longo prazo. A sociedade e a economia suecas acabariam se beneficiando, segundo essa lógica, ao alcançar a imunidade do rebanho mais rapidamente do que outros países que decretaram confinamento.

"Cerca de 30% das pessoas em Estocolmo atingiram um nível de imunidade", disse Karin Ulrika Olofsdotter, embaixadora sueca nos Estados Unidos, à rede americana NPR em 26 de abril. "Poderemos alcançar a imunidade de rebanho na capital já no próximo mês".

A extensão e a duração da imunidade fornecida pelos anticorpos permanecem desconhecidas, mas mesmo se a imunidade do rebanho for possível, um novo estudo de testes para anticorpos contra o coronavírus mostra que a Suécia ainda pode estar "muito longe" de alcançá-la, de acordo com um epidemiologista sueco.

A Reuters informou na quarta-feira, 20 de maio, que 7,3% dos residentes de Estocolmo apresentaram resultado positivo para anticorpos contra o coronavírus no final de abril - muito abaixo dos 30% citados pela embaixadora sueca em 26 de abril.

Para colocar esses números em perspectiva, estudos nos Estados Unidos descobriram que cerca de 6% dos residentes do condado de Miami-Dade e cerca de 21% dos residentes da cidade de Nova York apresentaram resultados positivos para anticorpos contra o coronavírus no final de abril, e os Estados Unidos continuam muito distantes de atingir a imunidade de rebanho.

O epidemiologista-chefe do governo sueco agora estima que perto de 20% dos residentes de Estocolmo possuam anticorpos, mas, levando em conta como as autoridades suecas superestimaram os números há um mês, essa estimativa deve ser vista com cautela. Alguns especialistas da Suécia acham que o país está longe de alcançar a imunidade do rebanho.

"Acho que a imunidade do rebanho está muito distante, se é que chegaremos a ela", disse à Reuters Bjorn Olsen, professor de medicina infecciosa da Universidade de Uppsala.

Atualmente, o número de mortes por coronavírus na Suécia, ajustado pela população nacional, é muito maior do que o de seus vizinhos escandinavos. Segundo o site Worldometers, a taxa de mortalidade per capita da Suécia é quatro vezes a da Dinamarca, sete vezes a da Finlândia e nove vezes a da Noruega. O número de mortos per capita da Suécia é 33% maior que o dos Estados Unidos.

E quanto à economia da Suécia? "Os economistas do banco sueco SEB estimam que o PIB da Suécia cairá 6,5% este ano, aproximadamente o mesmo previsto para os EUA e a Alemanha, mas um pouco melhor que a Noruega e melhor do que os 9 a 10% de queda na Finlândia e na Dinamarca, todos países que tiveram bloqueios", informou o Financial Times em 10 de maio. Uma pesquisa da Reuters de abril descobriu que economistas previam que as economias escandinavas se sairiam iguais em 2020.

A abordagem sueca foi um erro? Ainda é muito cedo para fazer um julgamento final. Estas são apenas previsões econômicas e ainda restam muitas incógnitas. A economia da Suécia poderia se recuperar mais cedo do que a de seus vizinhos? O número de mortos nos países escandinavos no fim será o mesmo? Talvez, se não houver uma vacina ou tratamento eficaz desenvolvido no próximo ano.

Mas houve boas notícias em relação a vacinas esta semana, pois a empresa americana Moderna anunciou resultados promissores em uma rodada preliminar de testes.

O ex-comissário da Food and Drug Administration (FDA, agência federal dos EUA reguladora de medicamentos) Scott Gottlieb alertou durante uma aparição no programa de televisão Face the Nation no domingo que "quando você tenta aumentar a produção e obter volume, muitas coisas podem dar errado, muitas coisas podem ser atrasadas. É muito difícil chegar ao ponto em que você está fabricando em grandes quantidades".

"Eu diria que é mais provável que só em 2021 tenhamos uma vacina disponível em quantidades suficientes para inocular em massa a população", acrescentou Gottlieb. Ao mesmo tempo, ele acha que as perspectivas são boas de que possamos ter uma vacina para "cercar um surto" em uma cidade se houver uma segunda onda neste outono. O número final de vidas salvas por uma vacina ou tratamento dependeria da porcentagem da população já infectada no momento em que uma vacina ou um medicamento antiviral eficaz chegar ao mercado.

Portanto, ainda existem muitas incógnitas sobre tratamentos, vacinas e economia. Levará algum tempo para entender completamente como o modelo sueco se compara ao de outros países ocidentais. No momento, porém, com tão pouco benefício econômico aparente e um número de mortes per capita muito maior do que seus vizinhos escandinavos, ele não parece tão bom.

©2020 National Review. Publicado com permissão. Original em inglês

24 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 24 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    MAURO LEO

    ± 0 minutos

    Alguém aí do rebanho, por favor, envia essa reportagem para o PR?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      MARCOS VZF

      ± 4 horas

      O problema é que essa doença não pode ser tratada individualmente, se deixarmos os corajosos como vc saírem às ruas e viverem normalmente, o contágio será tão rápido que tornará quase inviável aos medrosos como eu pegar a doença e, pior, não terei leitos de UTI pq estão ocupados por corajosos como vc. Então a sua coragem coloca a minha vida e a de outros em muito risco.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • F

        Fábio

        ± 7 horas

        A quarentena existe para não sobrecarregar o sistema de saúde, nunca foi para evitar contágio. Se a Suécia acha que tem um sistema de saúde apto a atender a quantidade de pessoas infectadas ao mesmo tempo, sem problema! O que deve ser verificado é se essas pessoas que morreram foi por falta de assistência médica. Se não foi por falta de assistência, morreriam de qq forma então. Ou seja, pode ser que no final de tudo o índice de óbitos na Suécia seja similar a outros locais, mas eles terão a economia menos atingida.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        1 Respostas
        • J

          Joao Schneider

          ± 1 horas

          Fabio perfeito. Infelizmente 4 idiotas te negativaram. Provavelmente esquerdopatas retardados.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • J

        joão José Augusto Mendes

        ± 8 horas

        Isso tudo leva a uma única certeza, o mundo tem que repensar sua relação com a China, ou seja, nem sempre uma mão de obra barata e submissa é o melhor resultado para o lucro duradouro

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • D

          DENISSON HONORIO DA SILVA

          ± 9 horas

          A Suécia tomou essa atitude porque faz parte de sua cultura o enfretamento da morte sem uma atitude piedosa. Há muito sabia-se que naquele país, caso não melhorassem os pacientes em UTI, tinham seus aparelhos desligados sumariamente. Então, foram duros para interpretar as medidas. O proprio povo entendeu que não seria tratado condescendentemente, caso desrespeitasse as medidas de isolamento social. Interpretaram Darwin de maneira radical.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • E

            Eduardo Prestes

            ± 11 horas

            O mais importante é preservar a liberdade. Há cidadãos que consideram justificado correr riscos na vida, em favor de seus objetivos. É meu caso, nunca liguei muito para esse vírus, até porque apenas 2% desenvolvem sintomas graves. O estado não é pai de ninguém, e nem eu sou súdito do estado. O vírus não vai sumir por mágica, então prefiro ir a luta. Quem tem medo, fica em casa. Quem prefere trabalhar e curtir a vida (que é curta mesmo), que o faça. E há vários argumentos contra a quarentena, esse troço é ineficiente e inviável. E mais uma vez, o vírus NÃO VAI SUMIR.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            2 Respostas
            • M

              MAURO LEO

              ± 25 minutos

              Pensamento um tanto quanto limitado. A quarentena tem dois objetivos. Evitar que você se infecte, e, principalmente, evitar que VOCÊ infecte outros. Pensar dessa forma mostra apenas um egoísmo exacerbado. Só o seu umbigo importa, se você vai ficar bem, pouco importa o seu próximo. Lamentável.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • R

              Rodrigo

              ± 8 horas

              mas a quarentena não é para esperar o vírus sumir. o objetivo do isolamento é reduzir o fluxo de doentes chegando ao mesmo tempo nos hospitais. só isso. se nao houvesse isolamento e você desse o azar de entrar nas estatísticas dos casos graves, provavelmente morreria. não pela doença, mas por falta de estrutura de atendimento.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • L

            Lucio Araripe de Abreu e Lima

            ± 19 horas

            Nem depois dessa pandemia, saberemos toda história. O modelo adotado pela Suécia, pelo que entendi, deve ter sacrificado os velhos e doentes. Não sei porque o primeiro ministro ainda não está rotulado como genocida e denunciado a uma miríade de "organizações" internacionais de direitos humanos. Aqui no Brasil, o presidente é chamado de "perigo para o mundo". Essa história de imunidade do rebanho, no fundo nos transforma em ovelhas obedientes e burras. Quem puder, enquanto não chegar uma vacina segura, isole-se. O vírus é invisível e não é bom negócio dar sopa para o azar.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • Z

              Zyss

              ± 4 horas

              Ninguém tá sacrificando ninguém, que narrativa tosca. Quem mata é um vírus chinês!!!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • C

            Curitibano

            ± 21 horas

            A Suécia país desenvolvido com sistema de saúde pública de referência não é parâmetro para definições de políticas a serem tomadas na maioria dos países, que antes da pandemia já tinham.seus sistemas de saúde incapazes de atender com o mínimo de dignidade sua população.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • F

              FRIEDRICH GUSTAV SCHMID JUNIOR

              ± 21 horas

              Mais uma vez, leio um artigo 'biased' aqui, por isso tentei cancelar a assinatura para então, depois de muirtas tentatiovas, descobrir que entrei numa espécie de Inferno de Dante, do qual não se sai sem o RPG das fases de purga. Enfim, interessante seria o autor do artigo apresentar um breakdown etário e circunstancial dos indivíduos levados a óbito, para entendermos se houve anormalidades ou se a o padrão é o mesmo que no resto do mundo: idosos e demais grupos de risco prevalecem ou o vírus acometeu outras faixas etárias? Enfim, hoje todo 'jornalista' tem um patrocinador, então é muito difícil buscar honestidade em meio a toda essa guerra de versões na publicidade de ideias.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • R

                Roberto Garcia

                ± 23 horas

                Muito contraditório se 7,3 % das pessoas tiveram anticorpos do vírus na Suécia e 21% dos De Nova Yorke a considerar que Nova York teve um Lockdown. Então esse lockdown foi inútil.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • R

                  Rodrigo

                  ± 8 horas

                  mais um q não entende o porquê fazer isolamento ou lockdown. é só para postergar a contaminação e não deixar um tsunami de doentes graves chegar ao hospital, tudo ao mesmo tempo. tem q ser muito burro para achar q o objetivo do isolamento ou lockdown é evitar a infecção.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • H

                herbert motta de almeida

                ± 24 horas

                Vocês precisam modificar o sistema de avaliação das matérias de vocês. É o conteúdo ou a matéria como foi escrita. Estão escrevendo sobre algo que desconhecem completamente. E passando adiante. Não dá pra avaliar. Coloquem alguém da área pra escrever pessoal. Vocês não sabem o mal que estão causando! Herbert - Médico

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • J

                  J A Schmidt

                  ± 24 horas

                  Ou sejacp lockdown ou quarentena não tem efeito estatístico prático.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • R

                    Rodrigo

                    ± 8 horas

                    "mais um q não entende o porquê fazer isolamento ou lockdown. é só para postergar a contaminação e não deixar um tsunami de doentes graves chegar ao hospital, tudo ao mesmo tempo. tem q ser muito burro para achar q o objetivo do isolamento ou lockdown é evitar a infecção."

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • M

                  Mário Kume

                  ± 24 horas

                  Podemos ver pelos noticiários sérios que a Suécia continua na mesma sequencia de mortos de outros países o que comprova que o lockdown precisa de mais estudos para futuras pandemias. Aqui no Brasil ocorreu o grande erro quando permitiu a entrada desenfreada de estrangeiros após o anuncio dos primeiros infectados. O fechamento do país durante a fase inicial, principalmente no Carnaval acabou complicando...

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  3 Respostas
                  • M

                    MORALES

                    ± 59 minutos

                    Rodrigo: Calma colega. O fato de outras pessoas pensarem diferente de vc, não quer dizer que eles te odeiam ou que querem destruir o mundo. Segura a onda!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • Z

                    Zyss

                    ± 5 horas

                    Rodrigo: então quebrar o país por uma hipótese é muito viagem? Kkkk

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • R

                    Rodrigo

                    ± 8 horas

                    "mais um q não entende o porquê fazer isolamento ou lockdown. é só para postergar a contaminação e não deixar um tsunami de doentes graves chegar ao hospital, tudo ao mesmo tempo. tem q ser muito burro para achar q o objetivo do isolamento ou lockdown é evitar a infecção

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • P

                  Pedro Mesquita

                  ± 24 horas

                  Levando em conta que diferentemente dos outros países europeus a Suécia não adotou o lockdown como poítica pública , o panorama não é tão ruim como dá a entender esse artigo, uma vez que está em 6º lugar em mortes/milhão : https://www.statista.com/statistics/1104709/coronavirus-deaths-worldwide-per-million-inhabitants/

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • V

                    VivaoBrasil

                    ± 17 horas

                    pedro, veja novamente a estatística. A Suécia está em sexto lugar entre os países que MAIS morreram por milhão de habitante. A posição é péssima. Só perde para Bélgica, Espanha, Inglaterra, Itália e França.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                Fim dos comentários.