• Carregando...
gustavo petro - colômbia
O presidente eleito da Colômbia, Gustavo Petro, comemora com sua esposa, Verónica Alcocer.| Foto: EFE/Mauricio Dueñas Castañeda

A eleição de Gustavo Petro na Colômbia repercutiu na América Latina. Chefes de Estado de diferentes países reconheceram e até parabenizaram a vitória deste domingo (19) do candidato do partido de esquerda Pacto Histórico. Seu adversário nas urnas, o candidato populista independente Rodolfo Hernández, também admitiu a derrota. O presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda não se manifestou sobre o resultado.

Hernández disse esperar que o vencedor, o esquerdista Gustavo Petro, saiba liderar o país. "Espero sinceramente que esta decisão que tomaram seja benéfica para todos e que a Colômbia caminhe para a mudança que prevaleceu na votação do primeiro turno. Desejo que o doutor Gustavo Petro saiba liderar o país, seja firme em seu discurso contra a corrupção e que não defraude aqueles que confiaram nele", afirmou em uma curta mensagem de vídeo postada no Facebook.

O atual presidente colombiano, Iván Duque, foi um dos chefes de Estado que parabenizou o presidente eleito. "Liguei para Gustavo Petro para parabenizá-lo como presidente eleito colombiano. Combinamos de nos encontrar nos próximos dias para iniciar uma transição harmoniosa, institucional e transparente", disse no Twitter.

Duque derrotou Petro há quatro anos no segundo turno das eleições presidenciais. O presidente eleito se tornou líder da oposição ao seu governo e abriu caminho para a vitória que lhe permitirá governar até 2026. Por diversas vezes, Duque pediu a Petro que aceitasse os resultados das urnas e aos demais concorrentes que confiassem nas autoridades eleitorais, em resposta às denúncias do partido Pacto Histórico sobre supostas fraudes eleitorais.

Nesta manhã, ao votar em Bogotá, Duque também pediu aos eleitores que tivessem "confiança nas instituições" e "plena confiança no veredito do povo colombiano". Na ocasião, o ainda presidente também prometeu uma "transição pacífica, ordenada e institucional no comando presidencial". "Desde já podemos dizer ao eleito hoje que terá todo o nosso apoio para iniciar o processo de transição presidencial", disse Duque após votar no Capitólio Nacional.

O que disseram os presidentes da Argentina, Bolívia, do Chile e Peru

A eleição de Gustavo Petro marca a primeira vitória de um esquerdista ao comando da Colômbia. Outros presidentes da esquerda também o parabenizaram, a exemplo do presidente da Argentina, Alberto Fernández. O argentino considera que o resultado "valida a democracia".

Em sua conta no Twitter, Fernández disse que a vitória "o enche de alegria" e transmitiu seus parabéns "pela confiança que o povo colombiano depositou nele". "Sua vitória valida a democracia e garante o caminho para uma América Latina integrada, neste momento que exige a máxima solidariedade entre povos irmãos", declarou.

O presidente da Bolívia, Luis Arce, também de esquerda, felicitou Petro e sua companheira de chapa, Francia Márquez, e ressaltou que com sua vitória nas eleições presidenciais na Colômbia "a integração latino-americana se fortalece".

"Parabéns ao povo colombiano! Nossos parabéns ao irmão Gustavo Petro e à irmã Francia Márquez por sua vitória hoje nas urnas", disse no Twitter. Arce afirmou que, com Petro e Márquez, "a integração latino-americana se fortalece. "Nos unimos à festa das e dos colombianos", acrescentou.

O ex-presidente boliviano Evo Morales também se juntou às felicitações a Petro e Márquez, a quem destacou como a primeira vice-presidente afrodescendente da história da Colômbia. "Parabenizamos o povo da Colômbia, o irmão Gustavo Petro, o presidente recém-eleito, e a irmã Francia Márquez, a primeira vice-presidente afrodescendente da história daquele país por sua vitória indiscutível nas urnas. É a vitória da paz, da verdade e da dignidade”, destacou nas redes sociais.

O presidente do Chile, Gabriel Boric, também de esquerda, classificou a vitória de Petro é uma "alegria para a América Latina" logo após lhe telefonar para transmitir seus parabéns. "Trabalharemos juntos pela unidade de nosso continente nos desafios de um mundo que muda rapidamente. Seguimos!", escreveu no Twitter.

O presidente do Peru, Pedro Castillo, outro de esquerda, parabenizou Petro pela histórica vitória democrática" ​​nas eleições presidenciais. "Acabei de ligar para Petro para parabenizá-lo por sua histórica vitória democrática na Colômbia. Estamos unidos por um sentimento comum que busca melhorias coletivas, sociais e de integração regional para nossos povos. Irmão Gustavo, conte sempre com o apoio do Peru", escreveu no Twitter.

Cuba e Venezuela também parabenizam a vitória de Gustavo Petro

A vitória de Gustavo Petro também foi reconhecida em Cuba e Venezuela. O ditador cubano, Miguel Díaz-Canel, felicitou o presidente colombiano eleito "Expresso minhas mais fraternas congratulações a Gustavo Petro por sua eleição como presidente da Colômbia em uma histórica vitória popular", disse no Twitter.

Díaz-Canel também expressou em sua mensagem a Petro a "disposição de avançar no desenvolvimento das relações bilaterais para o bem-estar de nossos povos". O ministro das Relações Exteriores cubano, Bruno Rodríguez, também reagiu no Twitter com "calorosas felicitações" ao candidato vencedor do segundo turno das eleições presidenciais colombianas.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, também reconheceu a vitória do colombiano. "Parabenizo Gustavo Petro e Francia Márquez pela histórica vitória nas eleições presidenciais na Colômbia. Ouviu-se a vontade do povo colombiano, que saiu para defender o caminho da democracia e da paz. Novos tempos estão à vista para este país irmão", comentou no Twitter.

Da mesma forma, o número dois do chavismo, Diosdado Cabello, expressou seus melhores votos a Petro e lhe desejou "o maior sucesso". "Gostaria de ser breve, mas as vitórias dos povos me dão uma grande e imensa alegria. A Colômbia votou por uma mudança, desejamos o maior sucesso ao presidente Petro e à vice-presidente Márquez. Ao povo colombiano: um abraço bolivariano", afirmou o deputado na rede social.

Com informações da Agência EFE

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]