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A autoridade de aviação civil da Europa e a companhia Airbus emitiram em dezembro do ano passado um alerta a operadores após um incidente na Espanha em que um avião da fabricante europeia perdeu altitude subitamente. O alerta vale para as aeronaves A318, A319, A320 e A321. Há cerca de 6,2 mil aviões desse “família” no mundo — entre eles estava o A320 que caiu na terça-feira na França.

Essa condição, se não corrigida, poderia resultar em perda de controle da aeronave.

Trecho de documento emitido pela Airbus em dezembro sobre o possível bloqueio dos computadores do A320 em caso de congelamento.

O documento, chamado de “Diretriz de Aeronavegabilidade Emergencial”, diz que, se houver bloqueio de alguns sensores da aeronave (como por congelamento), o computador do Airbus pode direcionar o nariz do avião para baixo, de modo contínuo.

No pior cenário, diz o documento, os pilotos não conseguem interromper a descida. “Essa condição, se não corrigida, poderia resultar em perda de controle da aeronave.” A Airbus emitiu alerta aos operadores do avião em 8 de dezembro.

O alerta foi dado em razão de um incidente em 5 de novembro, com um A321 da Lufthansa, perto de Pamplona. O avião caiu cerca de 4.000 pés (1.219 metros) enquanto estava em cruzeiro. Os pilotos recuperaram o controle um minuto depois e pousaram em segurança.

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