
Ouça este conteúdo
O conclave que vai eleger o novo papa começará no dia 7 de maio. A informação foi divulgada pelo Vaticano nesta segunda-feira (28), após a quinta Congregação Geral - uma reunião com os cardeais presentes em Roma, que definiu a data do início do processo de eleição do novo chefe da Igreja Católica.
O conclave será na Capela Sistina do Vaticano, que permanecerá fechada aos fiéis durante o período, informou a Santa Sé.
O prazo previsto para o início de um conclave é de 15 a 20 dias após a morte do papa, o que ocorreria entre 6 a 11 de maio, segundo as regras da constituição Universi Dominici Gregis, de 1996. Isso porque, após o sepultamento do papa, é preciso celebrar os Novemdiales (nove missas pela alma do papa falecido, celebradas diariamente até 4 de maio), antes de dar início ao processo de sucessão.
VEJA TAMBÉM:
Em entrevista recente à Gazeta do Povo, o monsenhor Sérgio Costa Couto, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, afirmou que “este conclave é ainda mais imprevisível que o de 2013”. Nesse cenário sem "favoritos", muitos nomes se destacam como candidatos fortes ao pontificado.
A Gazeta do Povo publica com excluvidade os perfis de 22 cardeais considerados mais fortes pelos experientes vaticanistas, Diane Montagna e Edward Pentin. Eles criaram o site The College of Cardinals Report, com perfis de todos os cardeais, e textos mais detalhados sobre esses 22 nomes que teriam mais chances de ser o novo papa. Confira a lista aqui: 22 cardeais despontam como favoritos ao papado
VEJA TAMBÉM:




