• Carregando...

A secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, chegou de surpresa a Bagdá neste sábado, em meio a uma ofensiva de militares americanos e iraquianos contra insurgentes na capital do Iraque. Ela destacou o progresso obtido no início de uma operação, mas disse que os iraquianos devem aproveitar este "espaço para respirar" para continuar lutando pela reconciliação dos grupos rivais no país.

Para Condoleezza, a espera por progresso deve ter um limite:

- Esses (assuntos) devem progredir com maior rapidez.

Um funcionário da embaixada dos Estados Unidos disse que Condoleezza se reunirá com várias autoridades durante sua visita. A principal diplomata dos EUA também vai se encontrar na segunda-feira com o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, e com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, em Jerusalém.

Condoleezza chegou a Bagdá um dia depois de a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos censurar a decisão do presidente George W. Bush de enviar mais soldados para ajudar a ofensiva em Bagdá.

Na capital iraquiana, as forças americanas e iraquianas tem encontrado pouca resistência na operação, vista como um último esforço para controlar a violência sectária que ameaça devastar o país.

Já na cidade de Kirkuk, no norte do Iraque, dois carros-bomba mataram pelo menos dez pessoas e feriram outras 60 neste sábado, ao atingirem um mercado lotado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]