• Carregando...
Um homem tenta apagar o fogo de uma cafeteria destruída pelos confrontos desta madrugada | EFE/Roman Pilipey
Um homem tenta apagar o fogo de uma cafeteria destruída pelos confrontos desta madrugada| Foto: EFE/Roman Pilipey

Um confronto entre centenas de separatistas e tropas do governo ucraniano na região de Luhansk deixou cerca de 20 mortos, de acordo com o Ministério da Defesa. O ataque começou com uma emboscada na quinta-feira (22) e se estendeu por horas, perto da aldeia de Rubijne. Embora o governo tenha relatado apenas a morte de 20 separatistas e um soldado, a rede de TV norte-americana CNN mencionava 32 mortos.

Os números não podem ser confirmados de forma independente, e são divulgados um dia depois de 17 mortes em um confronto em Donetsk. Eles ressaltam a tensão às vésperas das eleições presidenciais de domingo (25), rejeitadas nas cidades separatistas do leste.

Os relatos de confrontos começaram cedo nesta sexta (23), com rebeldes armados pró-Rússia emboscando um comboio de combatentes de autodefesa da Ucrânia, perto da cidade de Donetsk. Pelo menos cinco pessoas morreram e alguns soldados ficaram feridos, informaram fontes militares.

"Eles [os separatistas] estão usando armas automáticas, franco-atiradores e lançadores de granadas contra o batalhão", disse Sémen Semenchenko, comandante de uma milícia pró-ucraniana, em sua página no Facebook.

Yuri Bereza, o comandante das forças de autodefesa pró-ucranianas em uma região próxima, afirmou que a luta ainda está em curso e feridos estão sendo retirados.

Na quinta-feira (22), pelo menos 13 militares ucranianos foram mortos em uma troca de tiros com homens armados em Donetsk, um polo industrial onde os separatistas proclamaram a República Popular e prometeram boicotar a eleição presidencial de domingo (25).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]