• Carregando...

Vinte e cinco pessoas foram mortas e dezenas de outras ficaram feridas na onda de violência que varre a cidade sagrada de Kerbala, no Iraque, onde centenas de milhares de peregrinos xiitas se reúnem desde segunda-feira para uma grande cerimônia religiosa, informou a polícia. O caos em Kerbala, levou as forças de segurança a tirarem da região dezenas de milhares de fiéis, nesta terça-feira.

O confronto teria começado entre homens fiéis ao líder religioso radical xiita Moqtada al-Sadr - possivelmente vinculados à milícia Exército Mehdi - e policiais ligados ao rival movimento político xiita Conselho Islâmico Supremo do Iraque.

Autoridades disseram que homens armados entraram em conflito com a polícia perto da Mesquita do Imã Abbas, um dos templos mais sagrados para os muçulmanos xiitas.

A nova onda de violência acontece após confrontos entre a polícia e peregrinos na noite de segunda-feira, que deixou pelo menos seis mortos. Autoridades disseram que as forças de segurança enfrentaram uma multidão. Depois de uma primeira saraivada de tiros de aviso, eles abriram fogo contra os fiéis.

- Estou me escondendo em uma loja. Eu posso ouvir o som de tiros. A situação é muito instável e o Exército iraquiano e policiais foram para as ruas e para os tetos das casas - disse um peregrino que pediu para não ser identificado.

Os peregrinos estão celebrando o nono século de nascimento de Muhammad al-Mahdi, o último dos 12 imãs xiitas reverenciados como santos e aquele que eles acreditam nunca ter morrido e que vai retornar para salvar a Humanidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]