• Carregando...

Confrontos entre tribos rivais árabes na região de Darfur, no oeste do Sudão, deixaram 41 pessoas mortas em três dias, disse ontem um líder tribal. Segundo Ezzedin Eissa al-Mandil, da tribo Misseriya, a violência começou na quinta-feira, quando "membros da tribo Rezeigat atacaram uma de nossas vilas a oeste da cidade de Kass", no sul de Darfur.

"Eles mataram uma pessoa e voltaram na sexta-feira, quando a luta durou o dia todo. Também houve confrontos no sábado e, no total, 41 pessoas foram mortas e 17 ficaram feridas", afirmou Mandil. Não era possível checar a afirmação com fontes independentes nem com a tribo Rezeigat ou o governo local.

Porém um porta-voz da missão de mantenedores de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) e da União Africana (Unamid) afirmou que a Unamid recebeu relatos de confrontos entre a tribo Nuwayba, um braço da tribo Rezeigat, e a tribo Misseriya. Porém ele não tinha nenhum detalhe sobre o número de vítimas.

Há um conflito que já dura sete anos em Darfur, entre rebeldes e o governo de Cartum. A violência já deixou cerca de 300 mil mortos e forçou 2,7 milhões de pessoas a deixarem suas casas, segundo as Nações Unidas. O governo do Sudão afirma que morreram dez mil pessoas. As informações são da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]