• Carregando...
Manifestanrtes pró-Zelaya pedem o boicote às eleições presidenciais | Reuters
Manifestanrtes pró-Zelaya pedem o boicote às eleições presidenciais| Foto: Reuters
  • Candidato do partido liberal Elvin Santos em campanha nas ruas de Honduras

O Congresso hondurenho decidirá em 2 de dezembro se devolve ou não o poder ao presidente Manuel Zelaya, o que significa que a definição ficará para depois das eleições gerais deste mês, disse nesta terça-feira o presidente do Congresso de honduras, José Saavedra.

Em entrevista a uma rádio local, ele afirmou que o Congresso deve receber na semana que vem um parecer da Corte Suprema e do Ministério Público a respeito da restituição do presidente, deposto em um golpe militar em 28 de junho.

"Decidimos convocar sessões para o próximo 2 de dezembro para tocar no ponto 5 do acordo Tegucigalpa-San José", disse o parlamentar, referindo-se ao fracassado acordo para supostamente permitir a restituição de Zelaya, firmado no fim de outubro com intermediação dos Estados Unidos.

O artigo quinto do acordo se refere à possibilidade de que o Congresso restitua o poder a Zelaya, desde que a Corte Suprema de Justiça se manifeste favoravelmente.

Zelaya, abrigado desde setembro na embaixada do Brasil em Tegucigalpa, já disse que o acordo está morto e que não aceitará outra fórmula para devolvê-lo ao poder, pois isso equivaleria a acobertar o gole militar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]