• Carregando...

Assunção - O Congresso paraguaio rejeitou ontem um projeto de emenda constitucional para autorizar a reeleição presidencial, em uma manobra que surpreendeu os partidários do presidente Fernando Lugo. Aliados de Lugo apresentaram há algumas semanas o projeto de iniciativa popular – com cerca de 90 mil adesões –, embora o mandatário afirme, reiteradas vezes, que não pretende disputar um novo mandato, o que é proibido pela Constituição de 1992.

O projeto não estava na ordem do dia, pois ainda deveria ser estudado por uma Comissão de As­­sun­­tos Constitucionais do Senado. Pa­­ra surpresa da bancada governista, um senador da oposição propôs que a medida fosse incluída em primeiro lugar na pauta da sessão ordinária de ontem. Dois senadores governistas deixaram o plenário em protesto, e a medida foi arquivada por unanimidade, o que significa que a emenda não po­­de­­rá ser analisada até o ano que vem.

A decisão confirma que Lugo terá de deixar o cargo em 15 de agosto de 2013, e abre um debate sucessório dentro do bloco governista.

O senador Carlos Filizzola, prin­­cipal partidário da medida, disse que o Senado "deu as costas ao po­­vo, à cidadania". Já Miguel Saguier, do Partido Liberal (aliado de Lugo), sugeriu que a emenda seria oportunista.

A senadora oposicionista Lilian Samaniego disse que "a campanha em prol da reeleição está estimulada pelo próprio presidente da República, que com sua clássica ambiguidade pretende parecer alheio à tentativa de violação cons­­titucional."

Por causa da proposta de reeleição, Lugo chegou a ser comparado ao ex-ditador Al­­fredo Stroessner, que alterou a Constituição da época para permanecer no poder indefinidamente, e ao seu antecessor, Ni­­canor Duarte, que também tentou aprovar essa emenda.

Líderes da esquerda, que se mostra dividida e sem um candidato forte para 2013, argumentaram que a intenção era preservar o processo de mu­­dan­­ça iniciado pelo presidente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]