Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
No X

Conselheiro de Trump marca Moraes em anúncio sobre restrição de visto dos EUA a censores: “Olá, Alexandre”

Jason Miller, conselheiro de Trump, em foto de 2024. (Foto: EFE/EPA/JEENAH MOON / POOL)

Ouça este conteúdo

O conselheiro de Donald Trump, Jason Miller, citou a antiga conta do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes no X ao compartilhar nesta quarta-feira (28) a publicação do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, sobre restrição de visto americano a estrangeiros acusados de censurar cidadãos dos Estados Unidos.

A conta de Moraes no X foi desativada em fevereiro, mas mesmo assim foi alvo da menção direta de Miller, que escreveu: “Compartilhe esta postagem com alguém que imediatamente venha à sua mente ao ler isto. Ok, eu começo... Olá, @Alexandre!”. @Alexandre era o nome de usuário utilizado pelo ministro Moraes.

Rubio anunciou oficialmente nesta quarta em post feito no X a nova política de restrição de vistos a autoridades e pessoas estrangeiras consideradas “cúmplices na censura dos americanos”. Segundo Rubio, “por muito tempo, os americanos foram multados, assediados e até mesmo acusados por autoridades estrangeiras por exercerem seus direitos de liberdade de expressão. Hoje, anuncio uma nova política de restrição de vistos que se aplicará a essas pessoas cúmplices na censura dos americanos”.

Rubio destacou ainda que “a liberdade de expressão é essencial ao estilo de vida americano, um direito inato sobre o qual governos estrangeiros não têm autoridade”. O secretário afirmou que “estrangeiros que trabalham para minar os direitos dos americanos não devem ter o privilégio de viajar para o nosso país” e que “seja na América Latina, na Europa ou em qualquer outro lugar, os dias de tratamento passivo para aqueles que trabalham para minar os direitos dos americanos acabaram”.

Embora o secretário de Estado americano não tenha citado nomes, o ministro Alexandre de Moraes já vinha sendo mencionado em discussões internas como possível alvo da Lei Magnitsky — legislação dos Estados Unidos voltada a punir indivíduos envolvidos em violações graves de direitos humanos e corrupção. Na semana passada, Rubio já havia falado publicamente sobre a “grande possibilidade” de o governo americano impor sanções ao ministro do STF.

A Gazeta do Povo procurou o STF, que informou que não irá se manifestar sobre a publicação do conselheiro de Trump.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.