Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Nuclear

Conselho de agência da ONU recrimina Irã por programa nuclear

Países aprovaram por ampla maioria uma resolução manifestando "séria preocupação" com os avanços nucleares do Irã, e também observando claros desejos de uma solução pacífica para a polêmica

Os 35 países que formam o conselho da Agência Internacional de Energia Nuclear (AIEA), um órgão da ONU, censuraram na quinta-feira (13) o Irã por desafiar as exigências internacionais para que interrompa sua atividade de enriquecimento de urânio, e por deixar de esclarecer as crescentes suspeitas de que estaria tentando desenvolver armas atômicas.

Dois dias depois de Israel intensificar as ameaças contra seu arqui-inimigo Irã, o conselho aprovou por ampla maioria uma resolução manifestando "séria preocupação" com os avanços nucleares do Irã, e também observando seu claro desejo de uma solução pacífica para a polêmica.

Rússia e China se juntaram a potências ocidentais como autoras da resolução, numa grande manifestação de unidade contra o Irã. Só Cuba votou contra. Três países, inclusive o Egito, se abstiveram, segundo diplomatas que participaram da reunião a portas fechadas na sede da AIEA, em Viena. "A pressão diplomática sobre o Irã está aumentando. O isolamento está aumentando", disse o embaixador dos EUA na AIEA, Robert Wood.

Mas o embaixador iraniano, Ali Asghar Soltanieh, afirmou que tais resoluções são contraproducentes. O Irã tem mantido seu programa nuclear apesar de uma série de resoluções semelhantes desde 2006, além de duras sanções econômicas. A diferença agora é que a busca por uma solução diplomática para o impasse se tornou mais urgente, por causa das ameaças de Israel, que exigiu um prazo para que o Irã coopere.

"(A resolução da AIEA) só irá complicar a situação e ameaçar o ambiente cooperativo do qual desesperadamente precisamos", disse Soltanieh a jornalistas depois da votação. A resolução culpa o Irã por ignorar alertas do Conselho de Segurança da ONU para que suspenda o enriquecimento de urânio - atividade que, dependendo do grau de pureza obtido, pode resultar em matéria-prima para reatores nucleares civis ou para bombas.

A aprovação da resolução foi adiada em várias horas por causa de uma emenda sul-africana que aparentemente abrandava a exigência da AIEA para ter acesso a locais relevantes para as investigações sobre um possível componente militar do programa atômico. Uma solução intermediária entre o texto original e a emenda garantiu a aprovação.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.