• Carregando...

Atualizado em 02/05/2006 às 18h49

O candidato conservador à presidência do México, Felipe Calderón, está com três pontos de vantagem sobre seu rival, o candidato de esquerda Andrés Manuel Lopez Obrador, informou uma pesquisa publicada no jornal "Milenio" nesta terça-feira.

A pesquisa mostra que Calderón, do Partido da Ação Nacional, tem 36% das intenções de voto para as eleições de julho, enquanto Lopez Obrador tem 33%.

Essa é a primeira vez que Calderón lidera as pesquisas do "Milenio".

Lopez Obrador vinha liderando as pesquisas há três anos, mas teve queda nas últimas semanas depois que seus adversários lançaram campanhas agressivas contra suas políticas.

Ele também começou a apresentar resultados piores depois de uma briga pública com o presidente Vicente Fox e de se recusar a participar de um debate de TV na semana passada - o qual, segundo as pesquisas, Calderón ganhou.

A última pesquisa do jornal "Milenio", em abril, apresentava Lopez Obrador com 34% dos votos - três a mais do que Calderón.

Calderón prometeu criar empregos, reformar a ineficiente indústria energética mexicana e manter as políticas fiscais conservadoras de Fox.

Lopez Obrador promete encerrar duas décadas de mudanças de livre mercado, investir pesado em programas sociais e criar empregos com grandes projetos de infra-estrutura. Ele insiste que continua à frente de Calderón e diz que participará do próximo debate, em junho.

O jornal "Milenio" informou que sua pesquisa, com 1.500 pessoas, foi feita entre os dias 26 e 29 de abril, imediatamente após a forte performance de Calderón no debate, e tem uma margem de erro de 2,6 pontos percentuais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]