• Carregando...
David Cameron e sua esposa, Samantha, acenam para os fotógrafos de plantão na frente da casa do casal | STEFAN WERMUTH/REUTERS
David Cameron e sua esposa, Samantha, acenam para os fotógrafos de plantão na frente da casa do casal| Foto: STEFAN WERMUTH/REUTERS

O Partido Conservador do primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, ganhou com maioria absoluta as eleições gerais realizadas nesta quinta-feira (7), segundo os dados oficiais divulgados nesta sexta-feira.

Os “tories” obtiveram as 326 cadeiras necessárias para governar sozinho com maioria na Câmara dos Comuns do parlamento de Westminster, integrada por 650 deputados.

Reino Unido votará permanência ou saída da União Europeia

Reeleito primeiro-ministro, David Cameron prometeu levar em frente ideia de realizar referendo e disse que dará mais poderes para Escócia

Leia a matéria completa

As projeções da rede “BBC” indicam que Cameron poderia obter até 331 cadeiras, enquanto o Partido Trabalhista de Ed Miliband pode ficar com 234 assentos, muito abaixo do que antecipavam as enquetes sobre intenções de voto.

O primeiro-ministro está agora reunido com a rainha Elizabeth II, que lhe encarregará a formação do novo governo, como é protocolar no Reino Unido.

Posteriormente, espera-se que o líder conservador faça uma declaração em sua residência oficial de Downing Street.

Reeleito

Em declaração feita após renovar sua cadeira pela circunscrição de Witney, no condado de Oxforshire (sudeste do país), Cameron destacou que os “tories” tiveram uma “noite boa e positiva”.

Além de agradecer os eleitores de Witney pela vitória, Cameron disse que o bom resultado nacional foi consequência de uma “campanha positiva” para “salvaguardar a economia e criar emprego” e também para “planejar os próximos cinco anos”.

Cerca de 50 milhões de britânicos foram às urnas para renovar a câmara dos Comuns do parlamento de Westminster.

Como terceira força política nessa câmara baixa se situa o Partido Nacionalista Escocês (SNP) de Nicola Sturgeon, ao obter 56 das 59 cadeiras reservados para a Escócia, o que representa um avanço arrasador pois na anterior legislatura contava com apenas 6 deputados.

A abertura do novo parlamento está fixada para 18 de maio, enquanto em 27 deste mês é a data do chamado “Discurso da Rainha”, quando Elizabeth II vai à Câmara dos Lordes para ler o programa de legislação preparado pelo novo governo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]