• Carregando...

Nova Iorque - Cartas contendo um pó branco suspeito foram enviadas ontem às missões diplomáticas da Fran­­ça, Áustria e Usbequistão si­­tua­­das na cidade de Nova Ior­­que. Cerca de 40 pessoas – na maio­­ria da equipe francesa – que tiveram contato com o material precisaram ser descontaminadas, por precaução.

O porta-voz do Departamento de Polícia de Nova Iorque, Paul Brown, afirmou que o pó enviado à missão usbeque foi testado e deu negativo para antraz e outras substâncias perigosas. A suspeita, portanto, é que as cartas te­­nham sido uma brincadeira.

Segundo Brown, as cartas foram enviadas entre as 16 h e as 18h30 de segunda e ainda estão sendo testadas. Os três envelopes tinham selos da cidade de Dallas, no Texas.

Pelo menos uma continha uma mensagem com referências à rede terrorista Al-Qaeda, de Osama Bin Laden.

"O pó está sendo analisado. A polícia de Nova Iorque fez seu trabalho e o fez bem", disse o embaixador da França, Francia Gérard Araud, em reunião do Conselho de Segu­­rança da ONU. "Há 99,99% de possibilidades de que se trate de uma brincadeira de mau gosto, mas é preciso tomar todas as precauções", disse Araud.

O FBI já segue pistas para localizar o remetente. Em 2001, depois dos atentados de 11 de Setembro, em Wa­­shing­­ton e em Nova Iorque, vários políticos e jornalistas receberam envelopes com esporos de antraz, o que espalhou pâ­­nico em todo o país, além de matar cinco.

Um cientista do governo, que se suicidou, é considerado o responsável pelos envenenamentos por antraz, nos Es­­tados Unidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]