• Carregando...

Um advogado contratado para rastrear os bens de Augusto Pinochet disse nesta quinta-feira ter identificado mais de US$ 100 milhões em contas secretas ligadas ao ex-ditador chileno.

- Estão sobrando US$ 100 milhões de dólares, com certeza - disse Pedro Martínez-Fraga, advogado do escritório Greenberg Traurig, de Miami.

Em conferência sobre lavagem de dinheiro na localidade de Hollywood, ao norte de Miami, ele afirmou que foi contratado há um ano e meio pelo governo chileno para seguir os rastros do dinheiro de Pinochet, que governou o Chile com mão-de-ferro entre 1973 e 1990.

- Não estou confiante de forma alguma de que tenhamos encontrado a quantia inteira - disse Martínez-Fraga, referindo-se às contas de Pinochet fora do Chile, que vieram à tona há dois anos, durante uma CPI do Senado americano a respeito de possíveis casos de lavagem de dinheiro nos EUA.

Desde então, a Justiça chilena localizou mais de cem contas vinculadas a Pinochet sob diversos nomes.

- Este dinheiro está em fluxo, o jogo continua - disse Martínez-Fraga - Estamos tomando muitas medidas para restringir o movimento do dinheiro - acrescentou.

Falando a jornalistas que acompanhavam a conferência, o advogado disse que em breve deve ser contratado para buscar o dinheiro supostamente acumulado pelo ex-presidente peruano Alberto Fujimori e por seu assessor Vladimiro Montesinos.

- Seria uma investigação sobre Fujimori e Montesinos - disse - O governo do Chile recomendou meus serviços ao Peru - acrescentou, sem dar detalhes.

Fujimori está atualmente detido em Santiago e pode ser extraditado para o Peru, onde é acusado de violação dos direitos humanos e corrupção.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]