• Carregando...

A corporação Sistemas Espaciais da Rússia (SER) propôs uma nova tecnologia espacial para ajudar a prever os terremotos que atingem a Terra. O sistema, que se baseia em um fenômeno registrado na atmosfera antes da formação de um grande tremor, foi descoberto por cientistas russos. "Notamos uma mudança na concentração dos elétrons livres na ionosfera. Para não instalar uma infinidade de estações sismológicas sugerimos o lançamento (em órbita) de pequenos aparatos para que se conectem entre si e calculem o atraso do sinal", anunciou Yuri Urlichich, diretor da SER.

Segundo a corporação, sete horas antes do terremoto que devastou a usina nuclear de Fukushima, no Japão, em março de 2011, um "foco" foi observado na ionosfera sobre a mesma região do desastre natural. Apesar desta tecnologia não prever os terremotos em sua totalidade, é possível prever e detectar mudanças na atmosfera que antecedem o evento.

EspaçoA primeira

Liu Yang, a primeira astronauta mulher da China, viaja para o espaço hoje a bordo da nave Shenzhou IX. Veterana como piloto, com quase 1.700 horas de voo, a chinesa se somará à lista de mais de 50 mulheres astronautas que viajaram ao espaço desde que a russa Valentina Tereshkova se tornou a primeira cosmonauta em 1963.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]