• Carregando...
Funcionários do Hospital das Clínicas de Belo Horizonte receberam máscaras especiais após internação de três pessoas | Maurício de Souza/Jornal Hoje em Dia
Funcionários do Hospital das Clínicas de Belo Horizonte receberam máscaras especiais após internação de três pessoas| Foto: Maurício de Souza/Jornal Hoje em Dia

"Até agora, não chegou", diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu um telefonema no domingo do ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Este disse que o Brasil, por enquanto, não tem motivos para se preocupar com a gripe suína. Fazendo o sinal da cruz, o presidente afirmou: "Graças a Deus, até agora, não chegou ao Brasil. Eu espero que não chegue nunca".

Leia a matéria completa

São Paulo - Passageiros vindos do México, dos EUA e do Canadá que chegarem ao Brasil com sintomas da gripe suína serão examinados por um médico da Infraero e técnicos da Anvisa ainda dentro da aeronave.A medida do Gabinete Permanente de Emergência, que monitora a disseminação da gripe, é para evitar uma possível propagação do vírus pelo país. Desde ontem, 11 pacientes que estiveram em áreas de risco se encontram em observação em seis estados.

Caso a avaliação inicial aponte a possível infecção pelo vírus H1N1, causador da gripe suína, os passageiros serão encaminhados, em ambulância, a um dos 49 hospitais de referência, informou ontem a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os demais passageiros que estiverem no mesmo voo, principalmente os que se sentaram próximos à pessoa com os sintomas, serão monitorados.

A tripulação do avião deve informar à torre de comando, antes do pouso, se há passageiros com sintomas da doença. Até o fim da tarde de hoje, não havia ocorrido nenhum caso, de acordo com a Anvisa.

Todos os dias, cerca de 6 mil passageiros chegam ao país vindos dos EUA e do México. Dos 27 voos, 21 pousam em São Paulo. Além da abordagem no avião, o Ministério da Saúde distribuiu ontem80 mil panfletos nos principais aeroportos; outros 70 mil seriam entregues ainda na noite de ontem. Mensagens sonoras também devem ser veiculadas nos aviões.

A agência recomenda o uso de máscaras durante o voo por passageiros com suspeita de contágio e pelos funcionários do órgão que lidarem com eles. A Anvisa informou ainda que irá comprar 100 mil máscaras.

Casos no país

O diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo, disse ontem que, por conta da forma de transmissão da doença, a chance de o vírus da gripe suína chegar ao Brasil é maior do que foi a da gripe asiática. Apesar disso, a população não deve entrar em pânico, afirma a Anvisa.

Em nota, o Ministério da Saúde disse que acompanha "11 viajantes procedentes de áreas afetadas que apresentaram alguns sintomas clínicos’’. São três em Minas Gerais, dois no Rio de Janeiro, dois no Amazonas, dois no Rio Grande do Norte, um em São Paulo e um no Pará. A nota diz que "nenhuma dessas pessoas preenche a definição de caso suspeito’’.

Em Belo Horizonte, um casal que chegou de Cancún, no México, e um homem de 35 anos vindo de Nova Iorque foram isolados no Hospital das Clínicas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]