• Carregando...
 | RSS/YL/RADU SIGHETI
| Foto: RSS/YL/RADU SIGHETI

De acordo com cientistas norte-americanos, crescer convivendo com gatos pode estar relacionado ao desenvolvimento de doenças mentais, como esquizofrenia. Um estudo sobre esta correlação foi publicado na revista “Schizophrenia Research”. As informações são do “Huffington Post”.

Os especialistas -- E. Fuller Torrey, Wendy Simmons e Robert H. Yolken, do Stanley Institute, referência em pesquisas relacionadas a doenças mentais -- constataram que o desenvolvimento de esquizofrenia é mais comum em membros de famílias que cresceram no convívio com os felinos.

Para chegar a esta conclusão, eles analisaram questionários realizados em 1982, preenchidos por 2.125 famílias -- os especialistas constataram que 50,6% das pessoas que haviam desenvolvido esquizofrenia tiveram um gato na infância. Eles compararam os dados com os de outros dois estudos, feitos na década de 1990. Em ambos, mais de 50% das pessoas que tinham a doença foram criadas em lares com gatos.

Embora ainda não se tenha certeza de como a relação pode acontecer, uma das teorias é que o parasita Toxoplasma Gondii, que eles apontam poder ser transmitido de gatos para humanos, pode ser a causa.

Apesar dos resultados, os cientistas indicam que ainda são necessários mais estudos e encorajam especialistas de outros países a fazerem pesquisas. Ainda segundo eles, o convívio com gatos também traz benefícios.

Um estudo de 2008, também norte-americano, aponta que donos de gatos têm 30% menos chance de ter um ataque do coração.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]