• Carregando...
De olho na presidência dos EUA, Hillary escolheu bairro nova-iorquino que é uma referência liberal. | Mike Blake/Reuters
De olho na presidência dos EUA, Hillary escolheu bairro nova-iorquino que é uma referência liberal.| Foto: Mike Blake/Reuters

O caixa da loja de conveniência que fica no térreo do One Pierrepont Plaza lamenta ainda não ter visto Hillary Clinton por ali.

A equipe da ex-primeira-dama, ex-senadora e ex-secretária de Estado começou a ocupar dois andares do pomposo prédio comercial no Brooklyn após o anúncio oficial de sua candidatura à Presidência dos Estados Unidos, em meados de abril.

Candidatos selecionam como QGs lugares que refletem um aspecto de sua história ou que se conectam com suas aspirações futuras.

Lara Brown, diretora do Programa de Gestão Política da George Washington University

Se a campanha de 2016 promete ser a mais cara da História, o quartel-general de Hillary – que, coincidentemente, é próximo à Rua Clinton – ocupa quase o dobro do espaço do QG da reeleição de Barack Obama, que ficava em Chicago e tinha 4,6 mil metros quadrados.

“Ouvi dizer que ela está viajando direto”, diz o funcionário do estabelecimento na última quinta-feira (7), quando a candidata de fato estava cortejando doadores em Los Angeles. “Mas chegou muita gente para trabalhar com ela aqui. Muita gente jovem, sobretudo.”

Com vista privilegiada para o sul de Manhattan do alto do 10.º e do 11.º andares, o comitê da democrata – que, na primeira tentativa de comandar a Casa Branca, em 2008, fundou seu QG na Virgínia, perto de Washington – se espalha por 7,4 mil metros quadrados e custará à campanha US$ 3,2 milhões por ano (quase R$ 10 milhões).

Hillary é vizinha do banco de investimentos Morgan Stanley no edifício, que até outro dia abrigava também a nova procuradora-geral dos EUA, Loretta Lynch.

A opção por se instalar no estado que representou no Senado e onde mantém casa (em Chappaqua) e escritório (em Manhattan) é cercada de simbolismos. Cada vez mais famoso pela diversidade e energia jovem, o Brooklyn é uma espécie de epicentro liberal do mundo.

O bairro é também onde vivem escritores célebres como Paul Auster e Jonathan Safran Foer.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]