• Carregando...
O líder norte-coreano Kim Jong-Il prepara um de seus filhos para substituí-lo | Reuters/KCNA
O líder norte-coreano Kim Jong-Il prepara um de seus filhos para substituí-lo| Foto: Reuters/KCNA

O partido comunista da Coreia do Norte anunciou ontem que promoverá, em setembro próximo, uma reunião extraordinária para eleger o seu gabinete político. O anúncio, divulgado por meio da agência de notícias oficial, diz que o encontro do mais alto órgão de liderança do regime coreano "reflete os novos re­­quisitos do Partido dos Traba­­lha­­dores da Coreia".

Será a terceira conferência desse nível do partido em seis dé­­cadas desde a fundação da Coreia do Norte. A nota oficial diz que "este é um ano de grandes mu­­danças".

Analistas cogitam que o evento poderá ser o início de uma transição de poder dentro do regime coreano, um dos mais fe­­chados do mundo.

Nos últimos anos ganhou força a informação de que o líder do país, Kim Jong-Il, está doente e prepara seu filho de 27 anos, Kim Jong-Un, educado na Suíça, para assumir o poder, da mesma forma como ele sucedeu o pai após a sua morte, nos anos 1990.

Segundo informações da inteligência sul-coreana, o regime de Pyongyang começou recentemente a promover canções e poemas louvando Kim Jong-Un.

Esse processo é acompanhado de perto por países preocupados com o aumento das tensões entre as duas Coreias, que au­­mentou depois do afundamento, em março de 2010, do navio de guerra sul-coreano Cheonan, um incidente que matou 46 marinheiros sul-coreanos. Uma investigação internacional concluiu que o navio foi afundado por um torpedo disparado de um navio norte-coreano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]