• Carregando...
Kim Jong-un - Coreia do Norte - Míssil
O ditador Kim Jong-un, da Coreia do Norte.| Foto: KCNA/EFE

A Coreia do Norte disparou neste domingo (28) vários mísseis de cruzeiro (de longo alcance) ao redor de sua costa leste. É o segundo lançamento desse tipo de míssil em menos de uma semana, conforme informou o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS). Os artefatos foram detectados perto das águas que cercam a região norte-coreana de Sinpo, por volta das 8h da manhã. Não foram divulgadas informações sobre o número de mísseis disparados. Seis dias antes, Pyongyang já tinha disparado vários mísseis de cruzeiro em direção ao Mar Amarelo.

Paralelamente ao lançamento dos mísseis, que em teoria poderiam alcançar alvos a grande distância e transportar ogivas nucleares, a agência de notícias estatal norte-coreana KCNA publicou um artigo afirmando que as forças lideradas pelos EUA estão fazendo com que a região fique “cada vez mais próxima” da guerra. “Os EUA e os seus asseclas organizaram, em menos de um mês, uma série de exercícios militares conjuntos visando a Coreia do Norte por ar, terra e mar, em torno da península coreana, mobilizando todos os tipos de recursos estratégicos nucleares”, diz a publicação.

Analistas preveem que  a Coreia do Norte deve manter ou mesmo intensificar manifestações de poderio militar e de provocações a Seul e aos EUA, com a realização de mais testes de armamentos, exercícios militares e lançamentos de mísseis. Ainda assim, a inteligência norte-americana e da Coreia do Sul dizem não haver identificado sinais concretos de que o ditador Kim Jong-un pretenda empreender uma ação militar iminente na região.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]