• Carregando...

A Coréia do Norte informou nesta terça-feira que produziu armas nucleares com sua própria tecnologia e com seu próprio dinheiro. A afirmação veio em resposta aos Estados Unidos, que acusam o regime norte-coreano de ter usado falso ou lavado para bancar o programa nuclear.

- Fabricamos armas nucleares com nossos próprios fundos, tecnologia e matéria-prima, de A a Z. Como não somos dependentes dos Estados Unidos nos campos econômicos e financeiro, nenhuma sanção dos Estados Unidos nos afetaria - disse um porta-voz das Relações Exteriores. - Como esclarecemos mais de uma vez, transações ilegais como lavagem de dinheiro e notas falsas nada têm em comum com a polítrica da República Democrática Popular da Coréia e tal afirmação dos Estados Unidos nada é senão uma fabricação com a intenção única de sujar a imagem da República Democrática Popular da Coréia e atacá-la.

Especialistas em proliferação nuclear dizem que a antiga União Soviética ajudou a Coréia do Norte a desenvolver seu programa nuclear.

Autoridades americanas acusam o programa clandestino do cientista paquistanês Abdul Qadeer Khan de ter dado tecnologia aos norte-coreanos para produzir urânio altamente enriquecido para bombas.

Os americanos acham que o país usou dinheiro sujo para financiar o programa. A Coréia do Norte nega. O governo americano alega ter dado provas da ilegalidade a vários governos.

A última reunião entre as duas Coréias, a China, o Japão, a Rússia e os Estados Unidos aconteceu em novembro do ano passado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]