• Carregando...

Coreia do Norte e Coreia do Sul trocaram nesta sexta-feira (10) disparos em ambos os lados da zona desmilitarizada (DMZ, da sigla em inglês) entre estes dois países, informaram as autoridades de Seul, que não deram mais detalhes do incidente.

O fogo cruzado ocorreu depois que aconteceram disparos a partir do lado norte-coreano em direção a bolas de gás lançados por manifestantes sul-coreanos contrários ao regime de Pyongyang, que tinham se concentrado perto da DMZ, segundo o Ministério da Defesa da Coreia do Sul.

A concentração era realizada por ocasião do 69º aniversário da fundação do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, e sua convocação tinha recebido ameaças do regime liderado por Kim Jong-un, através da agência estatal KCNA.

Os soldados sul-coreanos "escutaram tiros, acharam balas de 14 milímetros e como resposta abriram fogo contra a posição norte-coreana, chegando a disparar 40 salvas com uma metralhadora K-6", explicou à Agência Efe um porta-voz do Ministério da Defesa de Seul.

O incidente não deixou vítimas nem danos materiais, segundo a mesma fonte, que acrescentou que o bando sul-coreano disparou dez minutos após emitir uma mensagem de advertência em torno das 17h30 (horário local, 5h30 em Brasília).

A troca de fogo ocorreu duas horas após uma concentração de ativistas sul-coreanos na cidade fronteiriça de Paju, na qual foram lançados cerca de 200 mil balões de gás que levavam panfletos antinorte-coreanos, segundo informou a agência local Yonhap.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]