• Carregando...

Os EUA e a Coréia do Norte vão se reunir em Nova York nos dias 5 e 6 de março para discutir a normalização das relações diplomáticas entre os dois países, afirmou na quarta-feira o Departamento de Estado dos EUA, que porém minimizou as expectativas sobre o encontro.

``Aviso que essa reunião é só um primeiro passo. É uma conversa inicial'', disse o porta-voz Sean McCormack a repórteres.

``Não o encarem como um encontro que vá dar resultados imediatos. Ninguém vai sair pela porta com um papel com um acordo na mão.''

As negociações estavam previstas no acordo fechado no dia 13 de fevereiro, em que a Coréia do Norte concordou em tomar medidas para seu desarmamento nuclear, em troca de uma ajuda de 300 milhões de dólares.

O acordo, fechado quatro meses depois do teste nuclear que surpreendeu o mundo, exige que o país comunista feche seu principal reator e permita inspeções internacionais.

Também previu a formação de um grupo de trabalho sobre a normalização das relações entre os EUA e a Coréia do Norte. Segundo McCormack, os EUA serão representados pelo secretário-assistente de Estado Christopher Hill e a Coréia do Norte por seu principal negociador nuclear, Kim Kye-gwan.

De acordo com o porta-voz, Kim deve chegar a San Francisco nos próximos dias e se reunirá com outras entidades na cidade antes de seguir para Nova York.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]