• Carregando...

Pyongyang está preparada para fechar suas instalações nucleares e permitir inspeções, informou uma autoridade sul-coreana em Nova York, onde enviados da Coréia do Norte e dos Estados Unidos se encontram para iniciar conversas para melhorar as relações entre os dois países. O vice-ministro norte-coreano das Relações Exteriores, Kim Kye-gwan, está em visita ao Estados Unidos desde quinta-feira.

- Não tenho dúvidas de que a Coréia do Norte está pronta para executar os passos iniciais. Pyongyang tem a intenção de cumprir a sua parte - disse o enviado sul-coreano, Chun Yung-woo, depois de ter se encontrado com Kim Kye-guwan em Nova York, se referindo às medidas que Pyongyang concordou em adotar para fechar suas instalações nucleares.

Chum, o principal negociador nuclear da Coréia do Sul, está acompanhando o ministro das Relações Exteriores Son Ming-soon na visita aos Estados Unidos.

Em Pequim, o vice-secretário de Estado dos EUA, John Negroponte, disse que espera que Pyongyang não adie o cumprimento de seus compromissos, mas se negou a fazer maiores comentários.

Kim tem um encontro com marcado com o secretário assistente de Estado dos EUA, Christopher Hill, nesta segunda-feira. Será uma reunião com a mais alta autoridades norte-coreana em solo americano desde que o enviado especial do líder norte-coreano Kim Jong-il, Jo Myong-rok, visitou Washington em 2000.

Em um acordo firmado em 13 de fevereiro em Pequim, a Coréia do Norte concordou com a Coréia do Sul. os Estados Unidos, o Japão, a China e a Rússia em fechar no período de 60 dias suas instalações nucleares e permitir inspeções em troca de 50 mil toneladas de petróleo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]