• Carregando...

A Coreia do Norte exigiu nesta segunda-feira (15) do governo sul-coreano que suspenda as sanções econômicas que lhe impõe e os exercícios militares com os Estados Unidos como condições para retomar o diálogo de alto nível e reparar os laços.

"O diálogo e o confronto não podem ser compatíveis entre si" é o título de um editorial publicado pelo jornal Rodong do Partido dos Trabalhadores, no qual Pyongyang expõe que eliminar as medidas impostas por Seul "contra a reunificação" é "o primeiro passo" para um novo encontro bilateral.

O texto se interpreta como uma resposta do regime de Kim Jong-un à última proposta da Coreia do Sul, que em agosto solicitou a seu vizinho realizar uma segunda rodada de conversas de alto nível para organizar novos encontros de famílias separadas e solucionar questões pendentes.

Em fevereiro passado as duas Coreias tiveram seu primeiro diálogo de alto nível em sete anos e organizaram a primeira reunião de familiares separados desde 2010.

No entanto, agora Pyongyang assegura que "as medidas do dia 24 de maio e a suspensão do programa turístico ao Monte Kumgang obstaculizam os esforços para a reconciliação".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]