• Carregando...

Pyongyang – A Coréia do Norte rejeitou ontem ter planos de abandonar seu programa de armas nucleares, apesar de ter concordado, no início deste mês, em retornar ao diálogo entre seis partes (Coréias, EUA, Rússia, China e Japão).

As declarações foram dadas à imprensa pelo vice-ministro norte-coreano das Relações Exteriores, Kang Sok Ju, falando enquanto se deslocava de Pequim à Rússia. "Por que nós abandonaríamos as armas nucleares?’’, questionou Kang, citado pela agência de notícias Kyodo. "Por que faríamos um teste nuclear para, em seguida, deixar as armas?’’

Questionado sobre os planos de Pyongyang de exigir que os Estados Unidos suspendam as sanções econômicas contra a Coréia do Norte para retornar às negociações, Kang afirmou: "É claro’’, segundo a agência de notícias japonesa NHK.

De acordo com o vice-ministro, a exigência deve ser colocada aos EUA durante as reuniões preparatórias que acontecerão antes da retomada do diálogo entre os seis países.

Japão

Em Tóquio, representantes do governo japonês disseram que não poderiam confirmar imediatamente as declarações, mas ressaltaram que Pyongyang não pode continuar a desenvolver armas nucleares. "A Coréia do Norte tem a obrigação de abandonar todos as armas nucleares, e todos os programas nucleares existentes’’, disse Hiroshi Suzuki, vice-secretário do gabinete presidencial japonês. "A proposta de retomar as negociações visa a garantir um progresso visível ou resultados concretos.’’

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]