• Carregando...

A Coréia do Norte deve conduzir mais testes nucleares se o esforço diplomático multilateral para desarmar o Estado comunista não tiver sucesso, disse o comandante militar dos Estados Unidos na Coréia do Sul em uma audiência ao Senado norte-americano nesta terça-feira.

"Se as conversas multilaterais não produzirem uma resolução duradoura, os norte-coreanos provavelmente conduzirão um segundo e, potencialmente, subsequentes testes nucleares quando perceberem que isso servirá aos seus propósitos", disse o general B.B. Bell.

"Sem uma solução diplomática, a capacidade de produção de plutônio de Pyongyang e seu suposto programa de enriquecimento de urânio colocam (o país) no caminho para se tornar uma moderada potência nuclear, potencialmente até o fim da década", disse ele em uma declaração preparada para o Comitê de Serviços Armados do Senado.

A Coréia do Norte não cumpriu o prazo de 14 de abril para começar a desativar seu reator nuclear, como foi exigido por um acordo alcançado em fevereiro com Coréia do Sul, China, Japão, Rússia e Estados Unidos.

O país comunista, que conduziu seu primeiro teste nuclear em outubro, "continuará as pesquisas e o desenvolvimento de armas nucleares para perpetuar sua estratégia de intimidação" a menos que seja contido pelas negociações multilaterais, previu o general.

Bell comanda os 30 mil soldados norte-americanos estacionados na Coréia do Sul para apoiar a força militar sul-coreana, que possui 670 mil efetivos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]