i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
energia nuclear

Coreia do Norte se prepara para 3o teste nuclear, diz TV

Ministro de Relações Exteriores da Coreia do Sul, Yu Myung-hwan, minimizou a reportagem, dizendo que Seul não tinha visto nenhuma prova

  • PorReuters
  • 20/04/2010 07:46
 | Reuters
| Foto: Reuters

A Coreia do Norte está preparando um terceiro teste nuclear que poderá ser realizado em maio ou junho, informou a emissora sul-coreana YTN nesta terça-feira. Se confirmada, a informação poderá isolar Pyongyang ainda mais e complicar a já turbulenta diplomacia nuclear com outros países.

O ministro de Relações Exteriores da Coreia do Sul, Yu Myung-hwan, minimizou a reportagem, dizendo que Seul não tinha visto nenhuma prova.

"Se a Coreia do Norte está fazendo tais preparações, haveria circunstâncias relacionadas que poderiam ser detectadas... não há nenhuma informação da inteligência sobre tais circunstâncias," disse Yu em comunicado à imprensa.

As preparações começaram em fevereiro e envolvem um nível de proficiência técnica mais avançada que nos primeiros dois testes, considerados sucessos parciais na melhor das análises, disse um diplomata que não quis ser identificado, segundo a

YTN.

A Coreia do Norte boicota as negociações internacionais sobre desarmamento nuclear por mais de um ano e estabeleceu condições para seu retorno, inclusive o fim das sanções da ONU impostas depois de seu último teste nuclear, em maio de 2009. As sanções foram um duro golpe à fraca economia do país.

A Coreia do Norte, acompanhada por satélites espiões norte-americanos, pode facilmente sinalizar que está preparando um teste ao transportar equipamentos, mas isso não significa que um lançamento é iminente, disseram analistas.

Um terceiro teste nuclear poderia aprimorar a capacidade da Coreia do Norte de construir armas nucleares, mas também poderia diminuir seu estoque de material físsil, que supostamente seria suficiente para seis a oito bombas nucleares, segundo especialistas.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.