• Carregando...
Líder norte-coreano aceitou a carta da Coreia do Sul, mas ainda não respondeu | KCNA/reuters
Líder norte-coreano aceitou a carta da Coreia do Sul, mas ainda não respondeu| Foto: KCNA/reuters

A Coreia do Sul propôs ontem retomar as negociações com a Coreia do Norte, uma decisão tomada em meio a tensões diplomáticas intensas, após os Estados Unidos, aliados de Seul, terem acusado Pyongyang pelo ciberataque contra a Sony Pictures.

A Coreia do Norte negou responsabilidade pela ação contra o estúdio cinematográfico com sede nos EUA, parte do grupo japonês Sony. O estúdio distribuiu o filme A Entrevista, comédia sobre uma conspiração para matar o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

Na sequência, Pyongyang acusou Washington pelos problemas no seu serviço de internet. Os norte-coreanos também negaram envolvimento em recentes invasões no sistema de operação de energia nuclear na Coreia do Sul.

O ministro da Unificação da Coreia do Sul disse que o país enviou uma carta ao Norte pedindo negociações. A expectativa é que o diálogo se dê em janeiro e discuta, entre outros temas, a reunião de familiares separados pela Guerra da Coreia (1950-1953) e possíveis projetos de cooperação.

O Norte aceitou a carta, mas ainda tem de responder, disse o ministro Ryoo Kihl-jae à imprensa. "Não acho que vamos ter uma pauta em particular, mas a nossa posição é discutir tudo que é interesse mútuo", disse Ryoo, lembrando que em 2015 a independência da Coreia em relação ao Japão completa 70 anos.

Uma delegação de alto nível da Coreia do Norte fez uma visita surpresa em outubro para a cerimônia de encerramento dos Jogos Asiáticos, realizados no Sul. Ela prometeu reabrir o diálogo na península. No entanto, os dois lados não prosseguiram com o contato, à medida que as tensões continuaram.

Ryoo afirmou que a Coreia do Sul explicaria para o Norte os seus planos de cooperação, incluindo um parque da paz na zona desmilitarizada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]