• Carregando...

Seul - Emissoras de televisão e agências estatais informaram na manhã de ontem que soldados da Coreia do Norte trocaram tiros com militares da Coreia do Sul na região da fronteira, às 17h26 locais (6h26 em Brasília).

De acordo com o Exército sul-coreano, os soldados que guardam a divisa entre os dois países retaliaram os tiros imediatamente, mas não há relatos de vítimas até o momento.

A imprensa sul-coreana diz que os tiros foram disparados contra uma unidade militar em Hwa­­cheon, na província fronteiriça de Gangwon. O tiroteio ocorre semanas an­­tes de Seul sediar o encontro do G20, no próximo mês.

Mais cedo, a Coreia do Norte havia rompido o diálogo com o Comando das Nações Unidas, encarregado de supervisionar o armistício da Guerra da Coreia (1950-1953).

Após várias rodadas de diálogo em nível de coronéis, Pyongyang e o Comando da ONU, liderado pelos Estados Unidos, não conseguiram fixar a data para uma nova reunião, o que leva as duas partes ao silêncio. Por enquanto, ambas não voltarão a abordar o afundamento da "Cheonan", no qual morreram 46 marinheiros sul-coreanos. "As reuniões em nível de coronéis com a Coreia do Norte foram rompidas, já que a Coreia do Norte rejeitou manter reuniões em nível de generais na sétima rodada de encontros", indicou um oficial da ONU.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]