• Carregando...

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, está sob intenso ataque dos setores ultraconservadores do regime por ter parabenizado a família real britânica pelo nascimento do príncipe George Alexandre Louis.

Na terça-feira, Araghchi disse em sua conferência de imprensa semanal que o Irã "felicita sua majestade a rainha da Inglaterra e o príncipe herdeiro" pela chegada do bebê real, na véspera.

A declaração ecoa sinais de reaproximação bilateral após a eleição do pragmático Hasan Rowhani à Presidência do Irã, em junho.

Relações estão congeladas desde 2011, quando militantes pró-regime invadiram a embaixada britânica em Teerã em represália à adoção por Londres de novas sanções contra o programa nuclear do Irã.

Mas três deputados ligados à ala linha dura do Irã manifestaram, em entrevista ao jornal Mashregh, duras críticas contra Araghchi, considerado um dos mais competentes da diplomacia iraniana.

"Foi um erro. Não havia necessidade de se pronunciar sobre o caso (...). Não foi digno do porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da República Islâmica do Irã", disse Kazem Jalali, membro da comissão de Segurança Nacional do parlamento unicameral de Teerã. Outro deputado, Karimi Ghadousi, afirmou que os iranianos ainda estão "irritados com a sombria história colonial" britânica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]