• Carregando...
Médico conversa com moradores de rua de São Francisco sobre o coronavírus.
Médico conversa com moradores de rua de São Francisco sobre o coronavírus.| Foto: AFP

O novo coronavírus mexeu com praticamente todas as facetas da vida dos norte-americanos. A doença mudou as rotinas de trabalho, fez aulas serem suspensas e testou os limites da cadeia de suprimentos global. Pesquisadores alertam há semanas que a Covid-19 é particularmente perigosa para idosos e pessoas com problemas crônicos de saúde.

Mas nas cidades da Costa Oeste dos Estados Unidos, como Seattle, São Francisco e Los Angeles, as autoridades públicas estão rapidamente percebendo mais uma bomba prestes a explodir por conta do vírus: acampamentos de pessoas sem-teto. Isso tem causado um desconforto político significativo.

Três semanas atrás, quando o radialista Jason Rantz, de Seattle, fez um alerta sobre a questão, ativistas progressistas o chamaram de “fascista”, como se ele quisesse instalar campos de concentração para os mais vulneráveis. Em poucos dias, no entanto, a narrativa progressista entrou em colapso — os sem-teto são, de fato, excepcionalmente vulneráveis à pandemia da Covid-19. Como trouxe o jornal The New York Times:

“[Os sem-teto] são mais suscetíveis a contrair a doença (...) por causa dos alojamentos apertados em abrigos, do compartilhamento de utensílios e da falta de locais para a lavagem das mãos nas ruas. Uma vez infectados, os desabrigados com problemas crônicos de saúde têm uma probabilidade de ficar muito mais doentes ou morrer devido às condições médicas subjacentes”.

Em São Francisco, as autoridades estão testando 30 moradores de rua hospitalizados com sintomas de coronavírus. O governo local está lutando para garantir instalações de quarentena para os sem-teto. A prefeita da cidade, London Breed, pediu aos cidadãos que fiquem isolados em casa, mas isentou os desabrigados da medida — um reconhecimento de que o Poder Público não tem condições de oferecer abrigo ou manter a ordem.

Leia também: Os desafios e as medidas tomadas pelos EUA no combate ao coronavírus até agora

Já na cidade de Seattle, os líderes políticos começaram a reconhecer que os sem-teto são um vetor de transmissão assustador. Em meio a essa crise, no entanto, a classe política local teve o cuidado de manter sua doutrina de justiça social. Em seu anúncio sobre medidas de emergência no estado de Washington, o executivo do condado de King, Dow Constantine, certificou-se de “reconhecer o legado histórico que questões de raça e o racismo têm na geografia e na economia”, prometendo que vai apresentar uma solução baseada no “trabalho de equidade e justiça social do condado”.

Até agora, a resposta aos moradores de rua da Costa Oeste a respeito do coronavírus tem sido um desastre. A cidade de Los Angeles libertou 600 detentos da prisão do condado e ordenou que os policiais suspendam as prisões motivadas por crimes de baixa punição. São Francisco fechou o comércio e cedeu definitivamente as ruas a acampamentos de pessoas sem-teto, a mercados de drogas ao ar livre e a fogueiras acesas em lixeiras. Em Seattle, um desabrigado em quarentena escapou de uma unidade de saúde de emergência, furtou comida em uma loja de conveniência próxima e desapareceu em um ônibus público, levando a população a temer uma exposição à doença.

Isso já vinha sendo previsto há muito tempo. Nos últimos anos, San Diego registrou um surto de hepatite, Los Angeles teve um surto de tifo e Seattle, de HIV. As autoridades de saúde pública também alertaram sobre um possível surto de peste bubônica em acampamentos infestados de roedores. Mas apesar dos bilhões em gastos públicos, o número de pessoas morando nas ruas aumentou drasticamente na região na última década.

Nesse ponto, o coronavírus trouxe revelações. Ele expôs a fragilidade da economia norte-americana, os limites das cadeias de suprimento do país e o fracasso prolongado em resolver a questão dos sem-teto.

Líderes progressistas pregam compaixão, mas suas políticas resultam em crueldade. Antes que a crise acabe, provavelmente haverá centenas de mortes entre os sem-teto que poderiam ter sido evitadas com a implantação de melhores políticas. Quando a vida voltar ao normal, os cidadãos devem responsabilizar as lideranças ineptas das cidades da Costa Oeste dos EUA por suas ações. Se eles não mudarem imediatamente de rumo, causarão tremendos danos às pessoas nas ruas.

© 2020 The Daily Signal. Publicado com permissão. Original em inglês.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]