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Cientistas da Universidade de Calgary, no Canadá, criaram a primeira imagem computadorizada do corpo humano em 4D - além de largura, altura e profundidade, o sistema mostra o que acontece com o funcionamento do corpo com a passagem do tempo. Batizado de CAVEman (homem das cavernas), o atlas humano é uma inovação, pois as pesquisas poderão ser feitas em quatro dimensões, ajudando médicos em cirurgias complexas e no estudo de doenças como o câncer e o diabetes.

O CAVEman funciona dentro de uma cabine virtual chamada de Cave (caverna), onde o modelo do corpo humano em 4D flutua no espaço. A imagem é projetada através de três paredes e do chão, o que permite médicos a trabalharem com um corpo como qualquer outro, só que virtual. O equipamento abrange três mil partes do corpo, independente de sua altura, profundidade e largura.

Através do "homem das cavernas" os cientistas poderão reproduzir imagens de ressonância magnética, tomografia e Raio-x, oferecendo aos clínicos imagens em alta resolução do funcionamento interno do corpo humano.

- É um grande progresso na medicina computadorizada e nos sistemas de biologia - disse o diretor do curso de Medicina da universidade, Grant Gall.

- Parabéns à equipe por criar uma ferramenta que não irá apenas ajudar pesquisadores, mas clínicos que pretendem planejar cirurgias.

- O design do CAVEman é de um humano, mas também pode variar de tamanho de acordo com as necessidades dos cientistas - explicou Christoph Sensen, autor do estudo. - Além disso, podemos exibir todas as partes do corpo ou apenas algumas delas.

O "homem das cavernas" é visto na frente do clínico através de um óculos 3D. Como nos videogames, as partes do corpo, como pele, ossos, músculos, órgãos e veias, podem ser manipulados.

- As pessoas dizem que é divertido matar monstros nos jogos, mas curar um câncer é muito mais importante - disse o matemático e cientista da computação Andrei Turinsky, ao controlar o equipamento por um joystick.

Médicos serão beneficiados com o novo equipamento

O CAVEman foi criado para ajudar cientistas a investigar diversas doenças genéticas e chegar a tratamentos mais eficazes.

Segundo a equipe, a comunidade médica será beneficiada, pois poderá unir diagnósticos - tanto computadorizados como exames de sangue -, permitindo os especialistas a trabalharem juntos.

- Há seis anos nos juntamos - cientistas de computador, biólogos, matemáticos e artistas - para iniciar o projeto - contou Christoph Sensen, autor do estudo. - Nosso objetivo era construir um modelo completo do ser humano, com uma resolução 10 vezes maior do que havia no mercado. Tenho orgulho de dizer que conseguimos fazer isso - comemorou.

Para criar o atlas humano 4D, cientistas usaram como base de dados livros de anatomia. As funções fundamentais e órgãos do corpo humano foram criados em desenhos animados por um designer gráfico e convertidos para a linguagem de programação Java 3DTM para trazer vida ao ambiente da "caverna".

O próximo passo dos autores será desenvolver versões mais novas para vender para os hospitais de todo o mundo.

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