• Carregando...

Quito - O presidente do Equador, Rafael Correa, foi reeleito no pleito do último domingo com uma ampla vantagem sobre seu principal adversário, o ex-presidente Lúcio Gutiérrez. O resultado transforma Correa no primeiro presidente equatoriano reeleito em três décadas. É também a primeira vez, desde o retorno da democracia ao Equador, em 1979, que o povo elege um presidente em primeiro turno.

O resultado também marca o final de uma década de instabilidade no país durante a qual seus três antecessores foram destituídos em meio a revoltas populares.

Com um mandato assegurado até 2013, Correa tem o direito de disputar mais uma reeleição – um mecanismo que foi introduzido pela nova Carta, impulsionada por ele. Portanto, ele tem a possibilidade de governar até 2017, chegando a dez anos no poder.

Com cerca de 70% dos votos apurados, Correa tinha quase 52% dos votos enquanto o rival, 28%. Pela lei, um candidato a presidente vence no primeiro turno se obtiver ao menos 40% de apoio, com distância superior a dez pontos porcentuais sobre o rival mais próximo – a distância foi de 24 pontos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]