• Carregando...

Washington (EFE) – Um tratamento para eliminar as rugas poderia ser importante no tratamento contra o câncer, incluindo nos processos de quimioterapia e radiação, segundo estudo publicado ontem na revista Clinical Cancer Research. Trata-se de um tratamento à base de Botox injetável que pode reduzir transitoriamente as linhas que aparecem nas imediações da zona ocular de pessoas de 18 a 65 anos. Consiste na aplicação de uma proteína purificada produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que reduz a atividade dos músculos que produzem tais linhas.

Uma pesquisa com ratos conduzida por Bernard Gallez, professor de Farmácia da Universidade de Louvain, na Bélgica, determinou que a proteína produz uma dilatação vascular que permite uma destruição efetiva das células cancerígenas mais resistentes.

Até agora, grande parte das pesquisas sobre os tratamentos anti-câncer se baseava em uma tática totalmente oposta: reduzir o crescimento vascular para impedir que os nutrientes chegassem às células tumorais. Segundo o relatório sobre a investigação, embora a radiação e a quimioterapia sejam métodos tradicionais, a maioria dos tipos de câncer desenvolveu uma crescente resistência a elas. A proteína foi injetada nos tumores quando estes tinham registrado um crescimento de cerca de 9 mm, e os testes realizados três dias depois revelaram a esperada dilatação vascular. "É o primeiro experimento que mostra como o Botox pode influenciar na reação dos vasos capilares que alimentam os tumores", afirmou Gallez, que ressaltou, no entanto, que é necessário realizar mais estudos para determinar a eficácia do processo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]