• Carregando...
A evolução | Reprodução/G1
A evolução| Foto: Reprodução/G1

Londres – O ministro britânico das Finanças, Gordon Brown, surpreendeu ontem ao anunciar em seu 11.º orçamento uma diminuição do imposto de renda – uma medida que parece ter como objetivo conquistar a simpatia dos britânicos antes de brigar pela vaga de primeiro-ministro daqui a alguns meses.

A imagem de Brown havia sido abalada terça-feira pela entrevista concedida pelo ex-secretário ao Tesouro Andrew Turnbull, que chamou seu antigo patrão de "stalinista" e "cínico". Ontem, o ministro se empenhou em propagar imagem mais agradável.

Ele começou anunciando uma redução de 30% para 28% da taxa profissional a partir de abril de 2008. Em seguida, ao final de um discurso de pouco menos de uma hora, o ministro prometeu uma redução de dois pontos da alíquota do IR, que passará de 22% para 20% a partir de abril de 2008. "Trata-se do nível mais baixo em 75 anos", comentou. Trata-se também da primeira redução geral do imposto de renda desde 2000.

O anúncio da redução da taxa, entretanto, não evitou protestos em Londres contra a carga tributária.

Brown manteve a previsão de crescimento entre 2,5% e 3% para 2008 no Reino Unido e a mesma cifra para 2009. Apesar de não ter confirmado explicitamente a previsão de crescimento feita recentemente para 2007 (2,75 a 3,25%), o Tesouro informou posteriormente que a previsão não havia sido modificada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]