• Carregando...
Países sul-americanos estão entre os que registram, proporcionalmente, mais mortes por Covid-19 no mundo
Países sul-americanos estão entre os que registram, proporcionalmente, mais mortes por Covid-19 no mundo| Foto: Eldar Nurkovic/BigStock

Uruguai, Paraguai e Argentina estão encabeçando a lista dos países – com mais de um milhão de habitantes – com mais mortes diárias por Covid-19.

Embora o pico de óbitos da pandemia no Uruguai tenha ocorrido há um mês, a pequena nação sul-americana está registrando a pior taxa de mortes diárias por Covid-19 em relação à população desde o começo de maio, sendo que nesta quarta-feira (19) a taxa era de cerca de 15 óbitos por milhão de pessoas, segundo a plataforma Our World In Data.

Paraguai e Argentina estão logo atrás, com cerca de 11 e 10 mortes diárias por milhão de habitantes, respectivamente. O Ministério da Saúde paraguaio informou que todas as camas de UTI reservadas para pacientes com Covid-19 no país estão ocupadas e que a capacidade de atendimento no setor privado também está se esgotando. O pico de óbitos no país foi registrado no começo de maio, mas depois de dias de queda, o índice voltou a subir nesta semana.

Na Argentina, desde o começo de maio, há um crescimento constante no número de óbitos e de casos de Covid-19 registrados diariamente. O presidente Alberto Fernández deve anunciar nesta sexta-feira novas regras para tentar conter a propagação da doença, já que o decreto atualmente em vigor tem prazo de validade até o fim de semana. Assessores do governo kirchnerista apontam para a suspensão de aulas presenciais e medidas mais rígidas de controle de circulação de pessoas. Fernández se reunirá com os governadores nesta quinta-feira para discutir o tema.

Junto com o Uruguai, a Argentina também está entre os cinco países com mais casos de Covid-19 em proporção à população. Considerando os casos registrados desde o começo da pandemia, a Argentina já tem uma taxa de infecções proporcionalmente maior que a do Brasil (75,4 mil casos por milhão de habitantes contra 74,3 mil, segundo dados desta quarta-feira do Our World In Data)

Colômbia, Peru e Brasil também aparecem entre os países com maior taxa de morte por Covid-19 no mundo (9 em cada milhão de habitantes, segundo dados desta quarta-feira).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]