• Carregando...
Taxista depilou o corpo inteiro e fez uma tatuagem para ganhar o fusca | Gazeta do Povo
Taxista depilou o corpo inteiro e fez uma tatuagem para ganhar o fusca| Foto: Gazeta do Povo

As autoridades do estado de Quintana Roo, no México, elevaram neste sábado (18) o nível de alerta para o furacão Dean, que já deixou pelo menos três mortos no Caribe. Os turistas foram advertidos para a possibilidade de deixar o local nas próximas horas.

O governador Félix González Canto anunciou à imprensa que o perigo aumentou diante do "alerta amarelo" (perigo moderado). O furacão tem nível 4 na escala Saffir-Simpson, de cinco níveis.

O furacão Dean aumentou de força na noite de sexta-feira (17) e chegou à categoria 4 em sua trajetória direta em direção à Jamaica, país no qual deve chegar no domingo (19).

O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), com sede em Miami, informou que os ventos do fenômeno meteorológico, alimentados pela água quente do Caribe, passaram dos 210 km/h, tornando-o um furacão de categoria 4 na escala Saffir-Simpson.

Os meteorologistas acham que a velocidade dos ventos do ciclone pode aumentar ainda mais e atingir a classificação máxima, 5, nas próximas 72 horas.

O Governo da Jamaica já emitiu um alerta de vigilância para furacões, enquanto as autoridades de Cuba emitiram um alerta de vigilância para tempestades tropicais do leste da província de Camaguey até a província de Guantánamo.

Volta mais cedo

Por causa do furacão Dean, que avança sobre Houston (Texas), onde fica o Centro Espacial Johnson, o ônibus espacial "Endeavour" talvez tenha que retornar de sua missão à Estação Espacial Internacional (ISS) um dia antes do previsto.

O anúncio foi feito depois das notícias de que o ciclone está se fortalecendo nas águas quente do Caribe e já é um perigoso furacão de categoria 4, com ventos acima de 210 km/h.

As previsões dão conta de que o Dean atingirá a península de Yacatán na próxima semana e que, depois, avançará sobre o Golfo do México e o estado do Texas.

Caso essas previsões se mantenham e a força do furacão aumente, as autoridades da Nasa poderão ordenar a evacuação do Centro Espacial Johnson, segundo fontes da agência espacial americana.

"Não é a situação ideal", disse o comandante do "Endeavour" Scott Kelly em uma entrevista coletiva, durante a qual não escondeu sua preocupação com o problema.

Scott também declarou que, por conta desse novo panorama, o desacoplamento da nave deverá ser feito amanhã, depois da quarta e última caminhada espacial.

O retorno do "Endeavour" está previsto para quarta-feira, às 13h52 (de Brasília).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]