• Carregando...
Manifestantes queimam bandeira da Índia durante protesto em Vancouver na semana passada, motivado pelo assassinato de um separatista sique no Canadá em junho
Manifestantes queimam bandeira da Índia durante protesto em Vancouver na semana passada, motivado pelo assassinato de um separatista sique no Canadá em junho| Foto: EFE/EPA/ETHAN CAIRNS

O governo da Índia pediu ao Canadá que reduza cerca de 40 funcionários diplomáticos da sua missão no país asiático, afirmou nesta terça-feira (3) o jornal Financial Times, no meio da crise bilateral desencadeada após Ottawa acusar Nova Délhi do assassinato de um líder separatista em solo canadense.

Segundo o artigo publicado pelo jornal britânico, citando fontes familiarizadas com o assunto, a Índia pediu o repatriamento de cerca de 41 diplomatas antes do próximo dia 10, sob pena de revogar a imunidade diplomática daqueles que decidirem permanecer após essa data.

Índia e Canadá estão envolvidos numa disputa diplomática desde setembro, quando Ottawa anunciou que possui indícios de que o governo indiano está envolvido na morte de um separatista sique, Hardeep Singh Nijjar, morto a tiros do lado de fora de um templo em Surrey, na província da Colúmbia Britânica, em 18 de junho. Em razão disso, um diplomata indiano foi expulso do Canadá.

Nijjar apoiava a criação de um país independente sique, o Calistão, na região do estado indiano do Punjab, e também havia sido classificado como terrorista por Nova Délhi.

Depois da acusação feita pelo premiê canadense, Justin Trudeau, o governo indiano anunciou a expulsão de um diplomata do Canadá do país, suspendeu novos vistos para canadenses e pediu a Ottawa que reduzisse sua presença diplomática na Índia. (Com Agência EFE)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]