• Carregando...

O presidente da China, Hu Jintao, afirmou nesta sexta-feira que a crise nuclear com a Coréia do Norte está numa "fase crucial", informou a agência AFP, citando o porta-voz da chancelaria chinesa. Jintao participa ao lado do presidente sul-coreano, Roh Moo-hyun, da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec, na sigla em inglês), em Hanói.

Moo-hyun e Jintao disseram que a chave para o sucesso da próxima rodada de negociações sobre o programa nuclear norte-coreano é que Washington e Pyongyang tenham contato da forma mais intensa possível. Os líderes também concordaram em afirmar que seus países são os maiores interessados em resolver o conflito pacificamente.

Já a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, afirmou nesta sexta-feira que os Estados Unidos têm preocupações sobre o crescimento da China, incluindo uma expansão militar excessiva, relatou a agência AP.

- Há preocupações sobre o desenvolvimento militar chinês. Algumas vezes ele parece exagerado para o papel regional da China - afirmou Condoleezza, segundo a AP.

Indagada se a política externa americana em relação à China tem o objetivo de conter o poder militar do país, a secretária respondeu a questão em termos políticos e econômicos.

- A política americana tem o objetivo de fazer da China um investidor responsável na política internacional. Isso significa que a energia, o crescimento e a inacreditável inovação chineses seriam direcionados para uma economia internacional em que todos possam competir igualmente - afirmou ela.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]