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Casaco do falecido presidente Juan Domingo Perón seria leiloado | Marcos Brindicci/Reuters
Casaco do falecido presidente Juan Domingo Perón seria leiloado| Foto: Marcos Brindicci/Reuters

Leilão proibido

Um casaco do falecido presidente Juan Domingo Perón (foto acima) está entre os itens que deveriam ir a leilão nesta semana em Buenos Aires. A Justiça proibiu a venda da coleção, que inclui objetos que pertenceram à esposa do líder argentino, Evita. Os objetos estão em posse de Mario Rotundo, que foi assessor de Perón. São cerca de 10 mil itens, avaliados em US$ 5 milhões. Leilões anteriores desse tipo irritaram historiadores e autoridades que consideram que objetos do casal Perón e Evita – ícones da política local – deveriam ser entregues ao Estado.

Buenos Aires - De olho nas eleições presidenciais de outubro, o governo de Cristina Kirchner vai abrir licitação para 12 emissoras de tevê em Buenos Aires e várias outras no interior. A administração federal utiliza a polêmica Lei de Mídia, aprovada no final de 2009, para que as novas emissoras comecem a competir com a televisão a cabo antes de outubro. A estratégia eleitoral envolvendo emissoras de tevê faz parte da disputa que a Casa Rosada trava, há quase três anos, com a principal holding multimídia do país, o Gru­­po Clarín, dono da maior tevê a cabo local, Cablevisión, e do ma­­ior jornal.

O governo pretende mudar completamente o mapa da mídia argentina para facilitar os objetivos políticos de Cristina Kirch­­ner. Para tanto, o responsável pe­­la aplicação da lei, Gabriel Ma­­riotto, concluirá, nos próximos dias, o chamado "plano técnico de tevê digital", que contém um levantamento detalhado sobre as frequências disponíveis para a realização de licitações públicas. Mariotto é titular da Autoridade Federal de Serviços de Comu­­ni­­cação Audiovisual (Afsca) e busca, especialmente, canais locais gratuitos para permitir o livre acesso da população.

Atualmente, o Executivo possui seis emissoras próprias e outras cinco aliadas. Com as no­­vas licitações, serão 23 canais de televisão gratuitos que darão ao governo uma poderosa arma de convencimento. A tarifa da assinatura básica de Cable­­visión é de 141,80 pesos (cerca de R$ 60) e a Casa Rodada está convencida de que "será difícil al­­guém querer pagar para ver tevê quando houver tantos canais gratuitos à disposição", disse uma fonte ligada a Mariotto.

Corrida presidencial

Cristina Kirchner começa o ano na liderança da disputa pela Pre­­­­sidência. Pesquisa feita pelo Cen­­tro de Estudos de Opinião Pú­­blica (Ceop) em janeiro mostra a presidente com 43,3% das in­­tenções de voto, mais de 30 pontos de van­­tagem sobre qualquer rival. O prefeito de Buenos Ai­­res, Mau­­ricio Macri, líder do Pro­­­­pos­­ta Re­­publicana (PRO), re­­cebeu 11,8% das intenções de vo­­to. Em seguida, com 10,4%, aparece o deputado Ricardo Al­­fonsín, fi­­lho do falecido ex-presidente Raúl Al­­fonsín, da União Cívica Ra­­di­­cal (UCR), segunda força parlamentar. O vice-presidente argentino, Julio Cobos, tem 7,8%.

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