• Carregando...
Cristina Kirchner durante reunã da Cúpula das Américas, na Colômbia | Reuters
Cristina Kirchner durante reunã da Cúpula das Américas, na Colômbia| Foto: Reuters

O último dia das Cúpulas das Américas, neste domingo (15), foi marcado por uma surpresaa: a presidente argentina Cristina Kirchner abandonou a reunião antes do fim por ter se irritado com a falta de apoio na disputa pelas Ilhas Malvinas, ocupadas pelo Reino Unido.

O encontro bilateral entre Dilma Rousseff e o colombiano Juan Manuel Santos também foi cancelado sem explicação.

Segundo fontes, a presidente argentina tentou convencer os EUA a apoiar seu país na disputa contra o Reino Unido pelas Malvinas. Ao receber a negativa de Washington, Cristina teria ficado muito decepcionada. Ela teria, inclusive, deixado de participar de um jantar oficial no sábado por causa disso. Neste domingo, ela se retirou da Cúpula logo após a foto oficial. O presidente colombiano Juan Manuel Santos também não citou as ilhas em seu discurso, o que também teria irritado Cristina ainda mais.

Ainda nesta tarde, o encontro entre a presidente Dilma e Santos foi cancelado sem motivo aparente. O cerimonial do Itamaraty precisou refazer às pressas a agenda presidencial. Dilma só deixaria Cartagena à noite e agora deve antecipar sua volta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]