• Carregando...
De bom humor e sob aplausos de partidários, Cristina votou na cidade de Rio Gallegos, capital da província de Santa Cruz. | Reuters
De bom humor e sob aplausos de partidários, Cristina votou na cidade de Rio Gallegos, capital da província de Santa Cruz.| Foto: Reuters

Os argentinos estão indo às urnas neste domingo (25) para eleger um novo presidente. A atual mandatária, Cristina Kirchner, votou por volta do meio-dia e ressaltou ter cumprido a promessa de seu marido, Néstor, de entregar um “país normal”. De bom humor e sob aplausos de partidários, ela votou na cidade de Rio Gallegos, capital da província de Santa Cruz. Cristina cumprimentou todos os fiscais presentes e tirou fotos com eleitores.

Colégios eleitorais são abertos e argentinos começam a votar

Mais de 32 milhões de pessoas devem comparecer às urnas

Leia a matéria completa

“Sinto que cumpri uma promessa, que fez em 25 maio de 2003 (quando seu marido assumiu o poder) ao país um santacruzense (em referência a Néstor) que disse a todo o povo que iríamos chegar a votar em um país normal. E assim ocorre. Sempre se havia vota em condições particulares, mas agora estamos votando depois de três mandatos consecutivos, em um país absolutamente normal”, disse Cristina.

Questionada sobre o que fará depois que o novo presidente assumir, ela não hesitou. “O de sempre, militar”, disse, antes de viajar para Buenos Aires, onde esperará o resultado.

Adiós, Cristina Kirchner

Imprensa dividida entre oposição e governismo dá o tom da cobertura da acirrada eleição deste domingo, que pode ter um inédito 2º turno

Leia a matéria completa

Seu candidato e favorito nas pesquisas, Daniel Scioli, cumpriu seu compromisso eleitoral logo cedo ao lado de sua mulher, Karina Rabolini. Sem falar sobre as expectativa de resultado, ele pediu a todos os argentinos que atuem com responsabilidade e respeito à vontade popular.

“O povo argentino amadureceu muito, vai votar com convicção. Um grande esforço está sendo feito”, disse o candidato governista. “Há muita expectativa no mundo, então que ninguém atrapalhe esse processo eleitoral e a vontade popular.”

Os dois principais adversário de Scioli também disseram esperar que o pleito ocorra sem registros de irregularidades, ressaltando que a eleição representa uma mudança importante para o país. “Hoje é um dia de muita esperança e alegria. Além do resultado, começa uma nova etapa na Argentina”, destacou Sergio Massa, candidato pelo partido Uma Nova Alternativa (UNA).

“Esperamos que a festa da democracia siga da mesma forma e que, ao fim do dia, possamos dizer que começa um momento histórico no nosso país”, afirmou Mauricio Macri, do grupo Mudemos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]