• Carregando...
Damas de Branco pedem libertação de presos políticos | Enrique De La Osa/Reuters
Damas de Branco pedem libertação de presos políticos| Foto: Enrique De La Osa/Reuters

Havana - O governo de Cuba eliminou o imposto de 10% sobre as remessas de dinheiro enviadas a partir dos Estados Unidos. A decisão irá beneficiar centenas de milhares de cubanos com família nos Estados Unidos. Com a vigência do imposto, o câmbio de dólares para pesos cubanos causava prejuízo duplo. O usuário pagava a alíquota de 10% e a operação ainda era balizada por uma taxa de câmbio desfavorável. Cada dólar, de acordo com o governo de Cuba, vale 0,90 pesos conversíveis.

O imposto começou a ser cobrado há dez anos, após uma intensificação do embargo norte-americano e a aplicação de sanções, pelos Estados Unidos, a bancos que efetuavam operações de câmbio com Cuba. Estima-se que o envio de remessas à ilha fosse de US$ 800 milhões a US$ 1 bilhão por ano.

Presos políticos

As Damas de Branco, grupo de esposas de presos políticos cubanos, pediram ontem ao presidente Raúl Castro que liberte antes do fim do ano os 11 opositores que se negam a ir para o exílio. "A única coisa que quero dizer ao general Raúl Castro é que se recorde de que a família é sagrada, e que, se ele ama seus filhos e amou sua esposa, pense que nós também amamos nossos maridos e filhos e dê a eles a liberdade", declarou a líder do grupo, Laura Pollán, ao deixar a igreja de Santa Rita, oeste de Havana, onde as mulheres fazem passeata todos os domingos para pedir a libertação de seus familiares.

Pollán, no entanto, se mostrou muito cética de que o presidente vá libertar os presos, já que quatro dos onze prisioneiros estão muito doentes e mesmo assim ainda não foram libertados por questões de saúde.

Dos 52 opositores, 75 condenados em 2003, 40 foram libertados depois de aceitar viajar para a Espanha, e dos 12 que se negam a ir para o exílio, apenas um foi libertado e ficou em Cuba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]