• Carregando...

O presidente de Cuba, Raúl Castro, convocou nesta segunda-feira o VI Congresso do Partido Comunista (PC), o primeiro em 13 anos, para a segunda quinzena de abril de 2011, visando definir o rumo da economia do país. "Vamos nos concentrar na atualização de nosso modelo econômico, de nossas políticas sociais e da própria revolução", disse Castro, durante ato ao lado do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

O último Congresso do PC foi realizado em outubro de 1997, em Havana, e deveria ter ocorrido novamente em 2002 e em 2007, mas estes dois últimos foram adiados. O governo nunca justificou o adiamento do encontro, mas acredita-se que a decisão tenha sido tomada devido ao estado crítico de saúde de Fidel Castro, que se afastou do poder em 2006. Apesar da convocação, Castro deixou claro que outros assuntos da vida política do país serão debatidos em conferências, e não no congresso do partido, que ainda tem como primeiro-secretário Fidel.

Esses congressos têm como propósito delinear o caminho tomado pelo governo comunista em temas fundamentais para a ilha. Atualmente, Cuba enfrenta uma forte crise financeira e chegou a anunciar nos últimos meses uma inédita abertura ao setor privado e ao trabalho independente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]