• Carregando...

Cuba libertou mais cinco detidos considerados pelos Estados Unidos prisioneiros políticos, como parte de um acordo para pôr fim a décadas de hostilidades, disseram dissidentes nesta quinta-feira (8).

Oito presos foram soltos ao longo das últimas 24 horas, incluindo três na quarta-feira (7), de acordo com grupos políticos de oposição na ilha comunista, sendo que alguns são membros do movimento dissidente União Patriótica de Cuba (Unpacu). O compromisso cubano de libertar presos é parte importante do acordo histórico anunciado no mês passado entre EUA e Cuba, segundo o qual os dois governos concordaram em renovar os laços diplomáticos após mais de 50 anos.

Assim como os detidos libertados na quarta-feira, aqueles soltos nesta quinta-feira haviam sido acusados de crimes relativamente menores.

Os membros da Unpacu soltos mais recentemente são Ernesto Riveri Gascon, Lazaro Romero Hurtado, Emilio Plana Robert e Yohannes Arce Sarmientos, segundo o grupo. Outro libertado nesta quinta-feira foi José Manuel Rodríguez Navarro, segundo os dissidentes.

O governo de Cuba não faz comentários sobre ações policiais envolvendo detenções e não disse nada sobre as libertações desta semana. Apenas descreve normalmente os dissidentes como estando a serviço dos EUA. Autoridades de Cuba e dos EUA têm um encontro previsto em Havana ainda neste mês sobre imigração e a normalização de relações diplomáticas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]