• Carregando...

A Igreja Católica Romana em Cuba revelou hoje os nomes de mais quatro prisioneiros políticos que serão libertados e seguirão para o exílio na Espanha. Com isso, sobe para 36 o número de detentos libertados e enviados para fora da ilha sob um acordo com o governo do presidente Raúl Castro.

Os homens fazem parte de um grupo de 75 dissidentes que foram presos em março de 2003, durante uma ofensiva contra opositores políticos. Eles foram condenados a longas penas de prisão sob acusação de traição e conspiração com autoridades norte-americana para prejudicar o sistema comunista de Cuba. Vinte dos 75 prisioneiros já haviam sido libertados por motivos de saúde durante esses sete anos. Alguns deixaram o país e outros permaneceram na ilha.

Sob um acordo com a Igreja, no qual o ministro de Relações Exteriores da Espanha, Miguel Angel Moratinos teve grande participação, Cuba concordou no dia 7 de julho em libertar os 52 prisioneiros remanescentes.

Nelson Molinet Espino, Hector Raul Valle Hernandez, Miguel Galvan Gutierrez e Jose Miguel Martinez Hernandez serão libertados em breve e viajarão para a Espanha, informou, em comunicado, Orlando Marquez, da Igreja Católica Cubana. Restam 16 prisioneiros a serem libertados, nove semanas após o acordo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]